#Entrevista - Josemar Barone

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012


Entrevista com o novo Escritor Amigo do blog Just Livros.

1) Poderia se apresentar aos leitores do Blog?
R.: Sim. É uma grande oportunidade para divulgar meu trabalho e proporcionar ao leitor mais uma opção de estilo e novos títulos. Josemar Barone, Escritor Capixaba - (Autor de 16 livros).

2) Quando você descobriu esse seu interesse em escrever?  
R.: Acredito que todo ser humano é dotado de algum dom. Creio que nasci com o talento para a literatura. Porém tomei consciência a partir dos 9 anos, quando já manifestava minha criatividade nas redações. Mas o meu primeiro trabalho foi publicado em 1992.

3) Tem algum ritual/costume antes de começar a escrever?
R.: Não. Sou bem original e escrevo com naturalidade. Quando a inspiração surge, se estou em local apropriado já registro a ideia, se não armazeno na imaginação para posteriormente escrever.

4) Quantos livros seu já foram publicados? Fale um pouco sobre eles.
R.: Tenho 17 livros publicados: 5 de poesias e 12 romances. De modo geral versam sobre o amor, paixão e natureza, recheados de suspense, mistérios, sensualidade e com algum propósito de viver bem, preservando os valores religiosos e éticos.

Obs.: No site: jbbarone.com tem a sinopse das obras disponíveis para venda.

5) Qual seu autor favorito?
R.: Não tenho preferências. Escolho um livro pela sinopse ou por referências e recomendações. Talvez, porque minha inserção no mundo da literatura não foi de forma polida e erudita. Eu lia o que encontrava: fotonovelas, revistas em quadrinhos (Zorro, Tex, Tio Patinhas, Pato Donald) e também os livretos de faroestes.
Gosto muito das obras de José de Alencar. Já li Jorge Amado, Edney Silvestre, Chico Buarque e Luis Eduardo Matta e Khaledi Rosseini.

6) Existe algum projeto de livro novo em mente?
R.: Sim. É um romance. A história já está escrita. Agora estou organizando e estruturando o texto para depois encaminhar para revisão e gráfica. O lançamento está previsto para setembro de 2012.

7) No mundo da literatura, qual foi sua maior conquista?
R.: Editar o primeiro livro. Mas o sonho maior é celebrar um contrato com uma editora de fortes influências no mercado literário e que possa projetar o meu trabalho.

8) Você acha que as editoras dão o devido espaço para os autores brasileiros?
R.: Não. Até mesmo porque não temos também incentivos dos órgãos públicos, que deveriam criar políticas de valorização ao escritor e inserindo na grade curricular das escolas a literatura brasileira com foco nos escritores locais.
Criar projetos de apoio a inserção do escritor com divulgação na mídia. Os veículos de comunicação apóiam tantas iniciativas artísticas e culturais, mas raramente se falam da literatura, que é base para todo projeto.

Agradeço ao Josemar Luiz Barone pela entrevista e parceria.
Em breve vai ter resenha dos livros dele: Liz, caminhos de Deus e Brisa. E também vai ter um sorteio do livro Liz.
Compre os livros do J. B. Barone Aqui! ou visite seu site http://jbbarone.com/

3 comentários:

  1. OI...
    ADOREI A ENTREVISTA, EU NÃO CONHECIA ESTE AUTOR E NEM SUA OBRA!! GOSTEI DAS RESPOSTAS DELE!!

    BEIJOSS
    http://dailyofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ola.
    Entrevistas sao uma forma maravilhosa de nos fazer conhecer o autor, e sobre as ideias deles para as obras. Adorei, parabens pelo blog!

    Beijos,
    http://bestherapy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    É sempre bom saber um pouco mais dos autores e suas obras.
    Adorei a entrevista!Parabéns.
    Beijos.

    http://booksedesenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo