#Entrevista - Khêder Henrique

quarta-feira, 7 de março de 2012


Mais uma entrevista com um escritor parceiro do blog.

Poderia se apresentar aos leitores do Blog?
Eu me chamo Khêder Henrique, tenho 29 anos, sou formado em Jornalismo e Gestão de Recursos Humanos e sou escritor. Meu primeiro livro escrito e publicado é O Poder do Fogo que saiu pela Editora Novo Século.

Quando você descobriu esse seu interesse em escrever?
Desde pequeno gosto de histórias narrativas e sempre curti as aulas de Redação do colégio. Durante a adolescência, comecei a pensar em formas diferentes de trabalhar fazendo essa atividade que gostava tanto. 

Tem algum ritual/costume antes de começar a escrever?
Não. Só não gosto de escrever em locais muito barulhentos ou que fiquem me interrompendo. Também acho legal escrever embalado por música para entrar no clima. Se for escrever uma cena de ação escuto algo agitado, por exemplo.

O livro O Poder do Fogo foi seu primeiro livro publicado? Fale um pouco sobre ele.
Sim. O Poder do Fogo é meu primeiro livro publicado. Ele é um livro que se enquadra no gênero literatura fantástica, mas antes da fantasia, é uma história sobre pessoas com as quais os leitores possam se identificar.
Kiara é uma garota de 14 anos dividade entre fazer o que ela gosta ou agradar a seus familiares. Ela deseja se tornar uma elementar, alguém capaz de controlar os elementos da natureza. Porém, seu pai superprotetor é contra a idéia, pois a mãe de Kiara foi uma elementar que morreu muito jovem.

Qual a sensação e qual a melhor parte de escrever e ver seu livro publicado?
A melhor parte de escrever é ver suas idéias tomando forma. Algumas idéias são excelentes na sua mente, mas quando postas no papel revelam-se uma droga. Por isso, é necessário trabalhar e lapidar seu texto para ele ficar apresentável e interessante para ser lido.
Quando soube que seria publicado tive diversas sensações, mas as duas principais foram: surpresa pela editora se interessar pelo meu trabalho e frio na barriga porque não imaginava o que os leitores iriam achar do meu livro.

Como a capa do livro foi escolhida?
A editora faz diversas provas. Eles pedem minha opinião e nós vamos conversando até chegar em um resultado que agrade a ambos. Se bem me lembro, foram produzidas seis artes diferentes antes de chegarmos ao resultado final.

De onde veio à inspiração para escrever O Poder do Fogo?
De todos os lugares que você possa imaginar. De vivências particulares minhas, de pessoas que conheci, de livros que li, filmes que assisti e assim por diante.

Qual seu autor favorito?
Gosto muito do Neil Gaiman.

Existe algum projeto de livro novo em mente?
O Poder do Fogo é uma quatrilogia. Portanto, pretendo finalizar esse projeto antes de partir para outro. Atualmente, estou reescrevendo O Poder do Fogo 2, mas sua publicadção depende da performance de vendas do primeiro livro. Portanto, galera, me ajudem aí. (rs)

No mundo da literatura, qual foi sua maior conquista?
Não completei ainda nem um ano como autor publicado, mas acredito que, além da publicação, uma grande conquista foi participar da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro de 2011 pela primeira vez e já como escritor. A receptividade das pessoas foi muito boa e não senti aquele preconceito por ser um autor estreante ou até mesmo nacional.

Você acha que as editoras dão o devido espaço para os autores brasileiros?
Acho que sempre podemos melhorar. É tudo uma questão de mercado. O espaço para autores iniciantes parece crescer. Mas ainda timidamente. É muito mais rentável para uma editora comprar os direitos de uma obra que está bombando no exterior e publicar por aqui porque a possibilidade de retorno é muito maior do que apostar em um autor nacional e desconhecido.
É bom lembrar que isso não é uma característica exclusiva do mundo literário. Nos cinemas, por exemplo, são exibidos muito mais filmes estrangeiros do que nacionais porque os espectadores dão preferência para os filmes gringos. O que as redes de cinema fazem é atender a demanda. Se o gosto dos clientes muda, as redes precisam se adaptar.
O mesmo vale para as editoras, quanto mais lermos e prestigiarmos (comprarmos) livros produzidos por aqui, mais espaço será aberto para os autores brasileiros. 

Onde seu livro pode ser comprado?
Por enquanto, devido a primeira tiragem ser menor, é mais fácil encontrar o livro pela internet por meio das lojas virtuais tais como Submarino, Saraiva, Siciliano, Livraria Cultura, etc. Em lojas físicas, ainda ficam poucos exemplares expostos, mas dá pra encomendar o livro. Outras opções são a loja virtual da própria Editora Novo Século ou por meio do meu site.

O que você acha do trabalho dos blogs literários?
Acho muito bacana e uma excelente forma de divulgação de algum tipo de trabalho. Especialmente, para nós autores iniciantes. Porém, como todo meio, existem blogs e blogs. Alguns blogueiros simplesmente não tem aquele comprometimento para publicar uma resenha. Apenas ficam pedindo livros. Também é perceptível que alguns são muito parciais. Falam absurdamente bem de um livro não muito bom porque o autor é seu amigo, por exemplo.
Mas aí entra o autor para garimpar os blogs mais sérios com os quais vale a pena formar parceria. Tal como o Just Livros. ^^

Para finalizar: gostaria de deixar algum recado para os leitores do blog?
Sim. Gostaria de pedir que dessem oportunidade para livros nacionais (independente do gênero), pois sei que muitos ficam apenas lendo os livros mais vendidos da Veja. Em geral, tais livros não precisam de divulgação. Ao dar oportunidade para livros menos conhecidos e autores iniciantes você irá descobrir obras incríveis. Tenho certeza de que irão se surpreender.

Links úteis:
Meu site oficial: www.khederhenrique.com.br
Meu blog oficial: http://khederhenrique.blogspot.com
Site da editora: www.novoseculo.com.br

Agradeço ao Khêder pela entrevista e parceria com o blog
Confiram a resenha do livro O Poder do Fogo Aqui!

2 comentários:

  1. curti mt a entrevista, sucesso ao autor com sua quadrilogia!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a opinião do escritor em relação aos blogs, parabens pelo trabalho.... é smp bom saber um pouco + sobre os escritores nacionais.

    bjoss

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo