#Entrevista - Ocelo Moreira

sexta-feira, 23 de março de 2012

Mais uma entrevista no blog Just Livros. Vamos conhecer um pouco mais sobre Ocelo Moreira, autor do livro Carratos - Uma história de rock.

Poderia se apresentar aos leitores do Blog?
Nasci em 1977 e sou graduado em Biologia (com formação acadêmica em licenciatura Específica em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú) e autodidata nas artes que me antecederam à literatura. Antes de me tornar escritor, trabalhei como desenhista e pintor, comerciante e docente, compositor e cantor de rock. Como compositor e cantor fuii fundador e líder da banda de codinome Carratos, onde tive minhas músicas gravadas e mantive uma parceria de sucesso. Ainda como compositor cheguei a compor mais de trinta canções com os mais variados temas e estilos como, Blues, Black Music, Balada, Country, Rock, Pop Rock e Rock’n’Roll.

Você sempre teve vontade de trabalhar como escritor (a) ou era só um hobby?
Não, mas sempre sonhei em ser um artista, ou seja, poder criar e dizer o que penso por meio da minha própria arte. Onde me aventurei como desenhista e pintor, musico e cantor, e agora me encontrei na literatura. Quando comecei a ler freneticamente, a partir de 2006 desde então senti vontade de escrever e poder trabalhar como escritor.

Carratos Uma História de Rock foi seu primeiro livro publicado? Fale um pouco sobre ele.
Sim, “Carratos – uma história de rock” foi meu primeiro livro publicado. Na verdade eu estava escrevendo outro livro antes dele, mas decidi começar na literatura contando a minha própria história e experiência como musico e cantor de rock. Nele eu também conto um pouco da minha história e as peripécias da banda, enfim, no livro “Carratos” o leitor encontrará a minha transição de musico para escritor.

Quais suas bandas favoritas?
Engenheiros do Hawaii, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Jota Quest, O Rappa, Beatles, Scorpions e etc.

  
De onde veio à inspiração para escrever o livro Carratos Uma História de Rock?
Veio da minha experiência como amante das artes que me antecederam à literatura, da minha paixão pela leitura e vontade de dizer ao mundo o que penso.

Que autores inspiram você na hora de escrever?
Paulo Coelho, Jorge Amado, Augusto Cury, Gonçalo M. Tavares, José Saramago, J.K.Rowling e J.R.R.Tolkien.

Quais seus planos para o futuro? Algum projeto novo em mente?
Escrever novos livros, ser publicado e contratado por outra editora renomada, e assim poder viver somente como escritor. Sim, tenho projetos novos em mente. Na verdade antes mesmo de escrever “Carratos – uma história de rock”, eu havia iniciado outro livro que decidi interrompê-lo para escrever minha autobiografia. Tenho mais quatro livros em mente para serem escritos e publicados, e um dentre eles a temática também será a música.

Se fosse para escolher um trecho do seu livro, qual escolheria?
“Às vezes para se chegar à glória não é necessário uma vitória, basta ter coragem, determinação e força de vontade, e tudo isso é extraordinário diante de tal triunfo. O grande prazer da batalha não está em seu final, mas no esplendor por poder batalhar no que se acredita.”

Onde seu livro pode ser comprado?
Saraiva, Siciliano, Cultura, novo século, livraria sem fronteiras, Submarino, Martins Fontes, Terra do Saber, Shoppin Uol, Midas, Ponto Frio, devorando books, Walmart, Extra, Cota Cota.

Qual sua dica para quem esta começando a carreira de escritor?
Ouça seu coração porque ele entende melhor das coisas que não conseguimos ver ou compreender e por isso ele nunca se engana. Isso serve tanto para a literatura quanto para outro caminho. Ao escolher seu caminho esteja inteiramente disposto a encará-lo, pois precisa ter coragem suficiente para dar passos errados. Mas quando surgirem as decepções, as derrotas e o desanimo, o coração é uma ferramenta imprescindível para lhe mostrar a verdadeira estrada que tanto almeja.

Para finalizar: gostaria de deixar algum recado para os leitores do blog?
Há no mundo uma linguagem que todos compreendem: é a linguagem do entusiasmo, das coisas feitas com amor e com vontade, em procurar aquilo que se deseja ou no que se crê. Paulo Coelho
Para ser feliz é só olhar as coisas como elas são, sem permitir da gente uma falsa conclusão. E seguir somente a voz do seu coração. Raul Seixas
“Só descobriremos nossa verdadeira vocação pessoal quando passamos a vivenciá-la” Ocelo Moreira

Links úteis:
http://ocelomoreira.blogspot.com/
http://www.skoob.com.br/perfil/mocelomoreiradesousa
http://www.facebook.com/mocelomoreira@hotmail.com
http://www.orkut.com/mocelomoreira@hotmail.com

4 comentários:

  1. Que entrevista esplendorosa! *0*
    Adorei mesmo. Meus parabéns para o(a) entrevistador(a) e para o autor amigo Ocelo Moreira. Os gostos musical dele é bem parecido com o meu. hehe :D
    Muito bom o post. Meus parabéns (;
    Sucesso SEMPRE, não conhecia o Blog, estou seguindo com maior prazer agora hehe :D
    Abraços.

    Ewerton Lenildo - Academia de Leitura
    papeldeumlivro.blogspot.com
    @Papeldeumlivro

    ResponderExcluir
  2. Amei a entrevista! Foi ótimo conhecer um novo autor, afinal, não conhecia nem sua obra e nem sua persona. Muito bom post!

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  3. Bonitas palavras a do autor. Gostei muito da entrevista! Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo