#Entrevista - Adriana Aguiar

sábado, 7 de abril de 2012

Vamos conhecer um pouco sobre a autora Adriana Aguiar e seus livros?

Poderia se apresentar aos leitores do Blog?
Adriana de Almeida Aguiar Ribeiro nasceu em Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, em 1966. É graduada em Administração de Empresas e Turismo. Pós-graduada em Docência Superior. É fascinada pelos intercâmbios culturais e a diversidade de idiomas, tendo vivido experiências de trabalho e estudo em países como Estados Unidos, Inglaterra e
Espanha. Visitou diversos países dos continentes Americanos e Europeu. Publicou também pela Editora Litteris, o livro Puny (2006) e pela editora Scortecci o livro Vivendo bem com o que você tem (2010).

Quando você descobriu esse seu interesse em escrever?
Comecei a escrever aos nove anos de idade primeiro poesias, depois contos e crônicas. Aos poucos comecei a elaborar histórias mais longas, que se tornaram os livros.

Tem algum ritual/costume antes de começar a escrever?
Não tenho um ritual para começar a escrever. Sinto uma comichão, uma inquietude que só se alivia após colocar as ideias no papel (hoje em dia, no computador).

O livro Puny foi seu primeiro livro publicado? Fale um pouco sobre ele.
Sim, o livro Puny foi o meu primeiro livro, seguido do Puny em Alto-mar. Neste livro a personagem faz um relato de sua vida de órfã e como soube agarrar as oportunidades oferecidas pela vida, entre mil aventuras. É um livro voltado para o público infanto-juvenil, que tem agradado bastante aos marmanjos de todas as idades.

Como a capa do livro foi escolhida?
A capa de Puny, o livro vermelho, foi elaborada por mim e desenhada pelo desenhista da editora Litteris. Queria um desenho simples que retratasse a Puny como ela é, com a coroa, que denota sua origem Real.

De onde veio à inspiração para escrever Puny?
O livro Puny foi uma ideia que se construiu ao longo de muitos anos, através de pequenas histórias criadas sobre meus cães. O livro se concretizou quando encontrei a Puny abandonada na estrada e a levei para morar comigo. Esta história está contada por ela mesma neste meu primeiro livro que no momento está esgotado, aguardando a possibilidade da segunda edição.

Qual seu autor favorito?
Gosto de muitos! Mas tenho especial simpatia por Rosamunde Pilcher e Isabel Allende.

Existe algum projeto de livro novo em mente?
Após a publicação do Vivendo Bem com o que você tem, estou dando uma pausa para terminar de escrever o Puny em o Resgate da Onça Pintada, meu próximo livro da série Puny. Outro projeto é transformar o Vivendo Bem com o que você tem em palestra.

No mundo da literatura, qual foi sua maior conquista? 
Publicar meus livros. 

Você acha que as editoras dão o devido espaço para os autores brasileiros?
O mercado editorial brasileiro é muito difícil. Em 1999 enviei meus escritos traduzidos, de capítulos do que hoje é o livro Puny, para uma editora na Inglaterra. Imediatamente eles quiseram ver mais do livro. Acabei desistindo do projeto, pois não tinha ainda o livro completo e achava que uma primeira edição deveria ser em minha língua natal. Aqui no Brasil a gente mendiga nas editoras para ser aceita como escritora e nossos livros são mal divulgados e desvalorizados.

Onde seu livro pode ser comprado?
M Meus livros estão disponíveis em algumas livrarias como Ao Livro Verde, em Campos dos Goytacazes, Livrarias Nobel, em Resende, livraria Asabeça e livraria Cultura em São Paulo, além de em outras pequenas livrarias. Podem ser adquiridos também nos seguintes sites: www.litteris.com.br (os livros Puny e Puny em Alto-mar) e www.scortecci.com.br (Vivendo bem com o que você tem).

Para finalizar: gostaria de deixar algum recado para os leitores do blog?
Vivam a vida hoje, com a maior leveza possível. Cultivem o sentimento de alteridade, tratando seu semelhante como gostaria de ser tratado. Respeite também o planeta, pois este é nosso lar, nossa mãe, que nos provê a vida!
Agradeço a você por me dar esta oportunidade de estar em seu blog!

Links úteis:
www.aguiarauthor.blogspot.com
www.viajandocompuny.blogspot.com

Agradeço a Adriana pela atenção e parceria com o blog.

2 comentários:

  1. Amanda,
    É uma honra ter minha entrevista publicada em seu blog. Parabéns pela sua iniciativa e desejo muito sucesso. Beijos, Adriana

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito legal a entrevista! Adorei ler um pouco mais sobre a autora e babei na Puny real (amo cachorros!). Parabéns Amanda e Adriana!

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo