#Resenha - Ordem e Progresso

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Ficha Técnica:
Livro: Ordem e Progresso
Autor: P. P. F. Simões
Editora: Novo Século
ISBN: 9788576794899
Páginas: 317
Comprar: Aqui!


Minha Opinião: 
Uma narrativa inovadora, em terceira pessoa onde o narrador conta a vida de Samantha (personagem principal) e ao mesmo tempo interage com o leitor.
Samantha é uma mulher batalhadora, pós-graduada, linda e com “olhos de lince”. Linda e com o famoso jeitinho brasileiro ela consegue um cargo público sem precisar prestar concurso e vai trabalhar no ICMSP; local onde ela começa a perceber a corrupção que esta por trás da sociedade brasileira.
Entre problemas em seu trabalho com a vinda de imigrantes de países vizinhos, funcionários que fazem de tudo no trabalho menos trabalhar, sua companheira de apartamento e seu namorado rico; Samantha passa pelas mais diversas situações fazendo de tudo para resolver os problemas que surgem.
Um romance polêmico que apesar de ser uma história fictícia nos mostra a todo momento os problemas sociais e a corrupção. Com personagens bem elaborados que mostram pessoas de níveis diferentes e que representam muito bem os brasileiros.
Após ler o livro e refletir me veio em mente a música da banda Legião Urbana, “Que país é esse?” apesar de ser um país lindo, rico com sua beleza natural e diversidade também como diz a música existe sujeita pra todo lado.

Com uma capa simples o livro chama a atenção pelo titulo, com capítulos curtos a leitura se torna agradável, mas a repetição de algumas expressões deixa a leitura cansativa em alguns pontos. Em geral é um livro com uma história atual que deveria ser leitura obrigatória a todo cidadão para abrir os olhos em relação a alguns acontecimentos no nosso país e é claro se divertir com o narrador e seu amor platônico e ciúmes pela protagonista.

Um trecho que eu quero compartilhar com vocês:
"Como a corrupção, as mentiras sempre se emendam umas às outras. Como um grande cobertor de retalhos unidos um por um até o infinito, e as corrupções assim como as mentiras, ainda continuarão a ser costuradas nesse cobertor frágil, porém, conforme a quem lhe convêm. Como se o atual ato corrupto, dependesse absolutamente do ato sucessor.". Pág. 80

Agradeço ao autor pela confiança no trabalho do blog e pela parceria.
Acrescente Ordem e Progresso na sua lista do Skoob

Um comentário:

  1. Li a resenha
    Mas não me interessei muito pelo livro
    Acho que não faz meu estilo

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo