#Resenha - Laurinda

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Ficha Técnica:
Livro: Laurinda
Autora: Elizabete Scaramal
Editora: Baraúna
ISBN: 9788579234378
Páginas: 271
Comprar: Aqui!


Minha Opinião:
Laurinda é um livro nacional baseado em fatos reais. A história completa da vida de Laurinda é contada desde quando seus pais ainda crianças vieram da Itália para o Brasil em 1891 com o sonho de conquistar uma nova terra.
Rita e Nicola se casaram e tiveram 10 filhos, entre eles um era Laurinda, a sétima filha do casal. A partir desse momento (a parte III do livro) começamos a conhecer a história de Laurinda desde sua infância até a vida adulta com seus filhos.
Através dessa história de vida podemos aprender os valores importantes para nossa vida e como antigamente muitas coisas simples eram mais valorizadas.

“Houve um tempo em que o mais importante era o ser. E, nesse tempo, havia tempo... Tempo para os encontros, para as rodas de prosa, para as reuniões de família. Tempo para parar e contar histórias, e ouvir histórias. Tempo em que se acreditava em Papai Noel, cegonhas, fadas e duendes. Tempo para receber visitas, brincar, sorrir, criar. Tempo para fazer amigos, amar, rezar, sonhar e construir... Tempo de ser unidade para enfrentar e vencer desafios. Numa corrida incansável, desenfreada e complexa em busca do ter, o homem perde a verdadeira essência de sua vida. O mundo está carente... Carente de Deus, de amor, de fé... É preciso retroagir, voltar no tempo, fazendo da memória uma conselheira, talvez como aquela nossa primeira professora, cujo nome geralmente não esquecemos. E, sob sua pedagogia, voltar a sentir o prazer, a alegria, num jeito simples de ser feliz. Ainda há tempo...”

O livro tem uma introdução linda, porém longa e torna a leitura das primeiras páginas cansativa (o que faz muitos leitores desistirem da leitura logo de cara). Depois disso a leitura começa a fluir melhor e o começo do livro foi o que eu achei mais interessante, pois temos a oportunidade de conhecer o Brasil na época da República café-com-leite e a vida dos imigrantes que vieram tentar a sorte aqui.
O livro além de bem detalhado (o que te proporciona a sensação de vivenciar a vida de Laurinda e sua família) também tem algumas fotos.
É o tipo de livro que vai te fazer refletir bastante após a leitura e parece uma biografia, se você não gosta de livros assim não é uma boa opção.
A revisão foi bem feita e a única coisa que eu mudaria no livro é o tom da capa que poderia ser mais claro e a sinopse no verso em amarelo não ficou legal. A arte da capa poderia ser melhor.
Não espere muita ação, aventura ou romances no estilo Nicholas Sparks mas é uma leitura prazerosa.


4 comentários:

  1. Ótima resenha. O trecho postado é uma coisa da qual falo bastante com algumas pessoas. As coisas na vida mudaram tanto que, às vezes, vem aquela vontade de poder voltar atrás no tempo.

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi falar desse livro.
    Sua resenha foi muito boa. Nnão sei pq, mas acho que eu não iria gostar desse livro.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha, e fiquei interessado pelo livro.
    Com certeza vou ler ele futuramente.

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo