#Resenha - Fábrica de Diplomas

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Ficha Técnica:
Livro: Fábrica de Diplomas
Autor: Felipe Pena
Editora: Record
ISBN: 9788501093939
Páginas: 336
Comprar: Aqui!
Leia o primeiro capítulo online: Aqui
 
 
Minha Opinião:
Foi difícil escrever essa resenha, esse livro tem tanta informação, tantos detalhes importantes que fica complicado reunir tudo.
Inicialmente parece apenas um romance policial, mas se você dedicar um pouco da sua atenção para leitura e parar para pensar vai notar a veracidade de alguns fatos citados.
Esse livro é o primeiro da Trilogia do Campus, nos mostra o Rio de Janeiro de uma maneira que seria bom que fosse apenas ficção e a grave situação que se encontra o sistema educacional brasileiro. Praticamente a arte imitando a vida.
O psicanalista Antonio Pastoriza estava pensando em pedir demissão da Universidade Bartolomeu Dias, mas antes disso vai ter que realizar um último trabalho para o reitor da Universidade. Pastoriza vai ter que investigar um crime que aconteceu no campus Tijuca da universidade, uma aluna do curso de farmácia foi baleada durante o intervalo das aulas e o suspeito é um aluno da própria universidade.
Esse aluno suspeito se chama Lucas, é um analfabeto que passou em 18º no vestibular e estava atrás da Adriana (aluna que foi baleada), pois ela possuía um papel que continha informações importantes sobre o tráfico de drogas na Cidade do Rio, o mais estranho é que essas informações estão em uma espécie de código formando uma letra de funk.
A Universidade Bartolomeu Dias apesar de ser a maior do país tem uma fama duvidosa e esta sempre envolvida em escândalos na mídia. Agora esta se envolvendo no tráfico.
“O Doutor” um poderoso chefão do trafico é um dos suspeitos de estar por trás desse esquema, mas ninguém sabe quem ele é e esse problema aumenta cada vez mais com a criação de uma nova droga. Uma teia de situações que vão se interligando cada vez mais, temos uma Universidade onde a prioridade são os lucros, milícias, tráfico, suspense, mistério, romance e com um toque de humor critico muitas vezes apontando realidades do nosso cotidiano formam o livro Fábrica de Diplomas.
O leitor vai se envolver cada vez mais com o desenrolar da história. Os personagens foram bem construídos e sempre com algum mistério fazendo o leitor desconfiar de todos até certo ponto. Com uma narração onisciente podemos acompanhar o ponto de vista de vários personagens permitindo que o leitor faça sua “própria investigação”.
O livro tem uma capa simples e bonita, mas não representa direito o conteúdo. É composto por 29 capítulos (mais o prólogo e posfácio) com uma diagramação satisfatória e revisado segundo o novo acordo ortográfico.


Curiosidades:
O livro foi originalmente publicado sob o titulo “O analfabeto que passou no vestibular”
Os outros dois livros dessa trilogia se chamam “O marido perfeito mora ao lado” e “O verso do cartão de embarque” ambos editados pela Record. 
O autor Felipe Pena é Doutor em Literatura pela PUC-Rio, com pós-doutorado pela Universidade de Paris/Sorbonne III. Foi repórter da TV Manchete, comentarista da TVE-Brasil e sub-reitor da Unesa. Autor de vários livros na área acadêmica, Felipe também é psicólogo e leciona no Doutorado em Comunicação da Universidade Federal Fluminense.
 
 
 
Acrescente Fábrica de Diplomas na sua lista do Skoob

4 comentários:

  1. HHHMMMM nõ gostei nem da capa e nem do conteúdo do livro, rsrsrs. A Record sempre lança livros incriveis, mas esse foi dos que menos mechamou a atenção. Vi que vc ja leu O casamento "Nicholas Sparks" e acabei de postar resenha dele lá, vem dar sua opinião a respeito do livro!?

    http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, não sei o que pensar, achei estranha essa história, não sei se por causa dos ambientes... não sei. Mas leria, tudo que é estranho me causa uma certa curiosidade.

    ResponderExcluir
  3. Hey,
    não gosto de livros do tipo. Mas acho que leria se me dessem e tal, talvez seja bom. Enfim, gostei da resenha ^^

    Bye (tem resenha nova no blog),
    http://prateleiradepensamentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que história esquisita rsrsrs


    Acho que leria o livro pra tirar minhas proprias conclusões, mas nada com prioridade rsrsrs
    Acheie ssa capa muito pobrinha tb :p

    Bjinhos
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo