#Resenha - Uma fênix em Praga

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Ficha Técnica:
Livro: Uma fênix em Praga
Autora: Suely Buriasco
Editora: Novo Século
ISBN: 9788576792437
Páginas: 216
Comprar: Aqui!


Minha Opinião:
O livro é narrado em primeira pessoa pela Lara, uma mulher de 45 anos que resolve viajar para Praga (capital da República Tcheca) buscando respostas para seus questionamentos e esperando se conhecer melhor e fazer uma faxina na alma.
Opa, isso me lembra um livro e também um filme... “Comer, Rezar, Amar” que eu pelo menos achei cansativo demais então Uma fênix em Praga no meu ponto de vista é melhor.
Mas voltando a história, Lara ao mesmo que vai explorando e conhecendo a cidade de Praga também vai passando por um processo de autoconhecimento. Com alguns monólogos interiores ela vai se descobrindo, se questionando e se corrigindo deixando de lado seu papel de vitima no drama familiar que esta vivendo.
E como a vida é cheia de surpresas Lara que estava feliz por passar um tempo sozinha acaba conhecendo e se envolvendo com Estevão, um espanhol capaz de despertar alguns sentimentos que Lara já havia esquecido.

“Sim, eu me enfrentaria e encontraria meu eu esquecido. Deixaria minha personalidade fluir e prestaria contas apenas a mim mesma. Estava decidida a promover uma verdadeira faxina em minha alma, conservando o que me faz bem e eliminando tudo o que não se encaixasse nessa definição.” Pág. 31

O livro não poderia ter um título melhor, afinal Lara ressurge das cinzas após essa viagem como uma nova mulher. Uma história que vai te fazer refletir bastante e com um toque de romance realista e maduro.
O começo do livro me incomodou um pouco, o fato de cortar a história em determinados pontos para acrescentar dados históricos atrapalha a fluência da leitura e vai ficando cansativo. Claro que da pra perceber que Praga é uma cidade interessante, mas essas informações poderiam ser mais resumidas ou colocadas no final do livro como um apêndice.
Depois de alguns capítulos a história prendeu mais a minha atenção e a leitura começou a fluir melhor.
Quero acrescentar mais um detalhe, a autora Suely descreveu de forma tão detalhada a cidade de Praga que eu fiquei com vontade de conhecer melhor e ver algumas fotos... o que poderia complementar o livro.
Como a própria autora escreveu na dedicatória, o livro inspira ótimas reflexões. Pra quem gosta desse tipo de leitura é uma ótima recomendação.

Acrescente Uma fênix em Praga na sua lista do Skoob

O Programa Jovem Sul News entrevista Suely Buriasco em sua noite de autógrafos na Câmara dos Vereadores de Chapador do Sul - MS.

5 comentários:

  1. gto de livros que me fazem pensar um poukinho na vida!

    até +

    ResponderExcluir
  2. Não li Comer, rezar, amar, mas nem é preciso, só comparar sua resenha com algumas coisas que li sobre o livro, até mesmo sobre o filme, pra perceber as semelhanças entre eles.

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu gosto muito de livros narrados, que leva a fazer uma analise interior parece bem interessante mesmo.
    E por sua resenha dá para notar bem a semelhança com Comer,rezar e amar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Mais um livro pra minha coleção dos milhares que desejo ler, obrigado por me mostrar um novo livro ^^

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro nem a autora, mas com certeza é o tipo de livro que eu leria com prazer, um livro adulto e reflexivo e que me parece muito bom.

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo