#Resenha - Bestiário

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Ficha Técnica:
Livro: Bestiário
Autores: Alícia Azevedo, Ana Cristina Rodrigues, Ana Lúcia Merege, Daniel Folador Rossi, Leandro Reis e Rober Pinheiro.
Editora: Ornitorrinco
ISBN: 9788565623001
Páginas: 136
Comprar: Aqui!

Promoção no final da resenha até 17/09.

Minha Opinião:
Bestiários eram os livros feitos na Idade Média para descrever as criaturas que dividiam o mundo com os seres humanos. Seis autores da literatura fantástica se juntaram para montar um bestiário e nos contar sobre seis criaturas magníficas.
Cada autor nos apresenta um conto sobre uma das seis criaturas que compõe o bestiário, as criaturas são: Basilisco, Dragão, Fênix, Grifo, Mantícora, e Unicórnio.
Como fã de Harry Potter fiquei super a fim de saber um pouco mais sobre essas criaturas que a J. K. Rowling usou nos seus livros. E lembra bastante o livro “animais fantásticos e onde habitam”.

E é para o mundo da imaginação que este bestiário se volta, com seis histórias incríveis sobre seres que sempre quisermos conhecer. Junte-se aos autores nesse safári literário e esteja preparado.
 
Vou falar um pouquinho sobre cada besta:
Basilisco vem do grego “Basiliskos” e significa pequeno rei, a maioria das suas representações o mostra com uma espécie de mancha na cabeça que é semelhante a um diadema. O autor responsável pelo conto sobre o Basilisco é o Rober Pinheiro.
Dragão é uma das criaturas mitológicas mais conhecidas em todo o mundo. Ele pode ser ligado a um ser celestial, simbolizando a sabedoria e o poder ou como um criatura maléfica nas lendas cristãs. A autora responsável pelo conto sobre o Dragão é a Alícia Azevedo.
Fênix é representada como uma ave de penas alaranjadas ou vermelhas. A primeira lenda que chegou até nós sobre ela foi a do Egito onde a ave é símbolo do sol. O autor responsável pelo conto sobre a Fênix é o Daniel Folador Rossi
Grifo é uma criatura pertencente à terra (leão) e ao céu (águia) e foi considerado um símbolo das duas naturezas de Cristo. Tem a aparência majestosa e é dotado de grande poder. A autora responsável pelo conto sobre o Grifo é a Ana Cristina Rodrigues.
Mantícora tem o corpo de leão, uma longa calda de espinhos venenosos e  uma cabeça humana com três fileiras de dentes afiados. Seu nome significa “comedor de homens”. Essa é a única besta que eu ainda não conhecia e achei a mais sinistra com certeza. O autor responsável pelo conto sobre a Mantícora é o Leandro Reis.
Unicórnio com seu chifre espiralado é famoso por sua ferocidade, mas também é símbolo de pureza e virtude. Uma crença ligada à pureza atribui poderes mágicos aos chifres dos Unicórnios. A autora responsável pelo conto sobre o Unicórnio é a Ana Lúcia Merege.

Gostou de saber um pouco sobre cada besta? No livro você vai encontrar várias outras informações e os contos são maravilhosos. Não vou comentar sobre todos eles para não estragar a surpresa na hora da leitura. O que eu posso dizer é que meu conto favorito foi "A Alma do Sol" sobre a fênix que tem uma combinação perfeita entre mistério e aventura. E praticamente todos os contos me deixaram com aquela sensação de “quero mais”.
O livro tem um desenho na capa que chama bastante atenção do leitor e dentro do livro também tem a ilustração de todas as bestas para complementar os contos e descrições.
Esse foi o primeiro livro da Editora Ornitorrinco que eu leio e não tenho do que reclamar, além da arte da capa a diagramação e revisão foram muito bem feitas porque pelo menos aparentemente não tem erros. O livro tem o tamanho de livros de bolso e foi lançado esse ano.
Geralmente não gosto de coletâneas, mas essa em especial vale a pena ler. Eu adoraria ler outro bestiário escrito pelos autores com novas criaturas. Recomendo para os fãs de literatura fantástica!

Promoção 
Vou sortear 2 kits com marcadores do livro Bestiário + Marcadores do livro 2013 Ano Um + marcadores do Pequeno Príncipe do blog  entre as pessoas que comentarem na resenha.
Quem quiser participar basta deixar um email para contato junto com o comentário.
Sorteio dia 17/09 e eu entrarei em contato com os vencedores diretamente por email.

Acrescente Bestiário na sua lista do Skoob

13 comentários:

  1. ameeeei :O unicornio sem duvida é a melhor criatura ai


    bj bj
    obga pela visita!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela apreciação! Haverá mais bestiários, sim, com outros animais (mitológicos e do mundo real), mas os autores serão outros. Espero que vocês gostem.

    E, Mariana, se você curte unicórnios, vale a pena ler o meu conto. Acho que vai gostar. :)

    ResponderExcluir
  3. oi,
    otima resenha!
    não conhecia esse livro, gostei muito e quero ler!!

    michele.mimischka@yahoo.com.br

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Seres míticos sempre balançam meu imaginário.

    Muito legal seu post.

    O livro parece ser interessante!

    ResponderExcluir
  5. Gosto desse tipo de livro. Quero ler. E quero muuuuuuuuuuuuuuito esse mercador do pequeno príncipe!
    sapdbq2@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Encantada, apaixonada, vidrada...Quero muito este livro! *-* Eu sou louca por criaturas diferentes. Destes do livro eu sou apaixonada por Grifos e Dragões. Nossa fiquei mt interessada mesmo.
    Adorei a dica!
    O teu blog é lindo! Estou seguindo, viu?
    Se puder retribuir lá no meu, ficarei feliz *-*
    http://foolishhappy.blogspot.com.br

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  7. ...Me esqueci de deixar o e-mail, então já vou comentar mais um pouquinho.
    Sou apaixonada por filmes que envolvam outros tipos de seres, eu adoro a criatividade dos autores em adaptar cenas e funções para cada criatura. Adoro mesmo esses assuntos!

    Bom, meu e-mail é foolishhappy@hotmail.com
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelo comentário, Amanda!

    A coletânea ficou muito bem feita; gostei muito de ter participado, também porque estive acompanhado por ótimos autores!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Primeira vez que ouço sobre esse livro e fiquei louca para ler (principalmente sobre a fenix, o basilisco e o unicornio)
    Adoro literatura fantástica e será ótimo relembrar Harry Potter!!

    Patricia Gomes
    patygomes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Mesmo preferindo histórias maiores (nao sou um apaixonado por contos), o tema é interessante e me chamou a atencao. Vou conferir.
    Abracos, Christian Petrizi
    c.petrizi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Adoro literatura fantástica, um ponto negativo é que muitos escritores diferem sobre as caracteristicas das criaturas.
    Com certeza vou ler assim que der um tempinho...
    meister.gizeli@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Eu já tinha sido recomendado este livro. Definitivamente vou lê-lo! :D Fui fascinada pela mitologia desde que eu era criança. Alguns dias atrás eu assisti Animais Fantásticos e Onde Habitam Filme Legendado e amei. ❤️ As criaturas que aparecem são de natureza diversa e muito impressionantes! A produção é excelente, se você gosta desses temas, é um fato que você vai adorar essa história!

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo