#Resenha - Estranhas Invenções

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Ficha Técnica:
Livro: Estranhas Invenções
Autores: Ademir Pascale, Ana Lúcia Merege, Marcelo Bighetti, Daniel Borba, Mauricio Montenegro, Cesar Alcazar, Miguel Carqueija, Tibor Moricz, Alícia Azevedo e Jorge Calife.
Editora: Ornitorrinco
ISBN: 9788565623018
Páginas: 120
Comprar: Aqui! 
 
 
Minha Opinião:
Ademir Pascale é o organizador da antalogia Estranhas Invenções que tem dez contos de autores diferentes que são:


Tempus Fugit – Tibor Moricz
A Ponte Para o Infinito – Daniel Borba
A Incrível Máquina de Micawber – Ana Lúcia Merege
A Temporalamina – Miguel Carqueija
Na Solidão de Phobos – Cesar Alcázar
O terceiro Nível – Maurício Montenegro
Anastasis – Alícia Azevedo
Apenas um Botão – Ademir Pascale
Uma Pequena Questão de Tempo – Jorge Luiz Calife
A Fuga – Marcelo Bighetti

O prefácio do livro foi escrito por Daniel Borba e consegue resumir muito bem o conteúdo do livro, são autores que foram convidados para apresentar suas invenções mirabolantes com elementos fantásticos e ficção cientifica.
Leonardo da Vinci foi o escolhido como homenageado desta obra, um gênio tanto nas artes quanto nas mais diversas formas da ciência e é considerado por muitos historiadores a mente mais privilegiadas que já viveu na Terra.
Todos os dez contos têm algo em comum, todos relatam invenções que tornam possível a viagem no tempo e/ou espaço... invenções a frente do nosso tempo.
Apesar desse tema em comum é possível notar em cada conto a diversidade de estilosdos autores criando um mundo de estranhas invenções que faz o leitor questionar como seria o mundo com tais invenções. "As invenções mais malucas, ora para beneficiar o homem, ora para destruir."
Entre tantos contos os meus dois favoritos são: A Ponte Para o Infinito e A Temporalamina. Vou falar um pouco sobre esses dois.

A Ponte Para o Infinito foi escrito por Daniel Borba e conta a história de Matheus um jovem estudando de física que após a morte de sua amiga e namorada Luciana ele resolve dedicar o seu tempo livre na invenção de uma máquina capaz de realizar um sonho de Luciana que era o de poder viajar até as estrelas. Depois de longos anos trabalhando nesse projeto ele cria um telescópio capaz de gerar uma quantidade assombrosa de energia a ponto de dobrar o tecido do espaço-tempo transportando o observador até o local observado. Incrível né? E o final é encantador.

"- Matheus, a gente só precisa pensar na coisa certa para inventar. Te garanto que, um dia, vamos descobrir como viajar pra tão longe. E se eu for, te levo comigo."
 
A Temporalamina foi escrito por Miguel Carqueija que conta a história do Dr. Gregório Lafitte que após perder sua esposa Míriam em um acidente de carro tem se dedicado a criar algo que faça com que seja possível ele voltar no tempo e evitar o acidente. Lafitte criou uma substância capaz de distorcer a realidade espaço-temporal atuando na mente humana e permitindo a regressão. Mas como seu amigo o aconselhou, nem sempre é bom reviver o passado.

"Já pude regressar a minutos atrás, horas atrás, conservando-me sozinho e isolado.  Já calculei em miligramas a dose exata para me colocar às vésperas do sinistro. Portanto, amigo, só me resta arriscar."
 
O livro tem 120 páginas, com uma diagramação simples e satisfatória. O início de cada conto tem uma pequena biografia sobre o autor e o título do conto é escrito ao contrário (de trás para frente) com uma fonte que lembra a letra cursiva.
A capa não me agradou muito e também não chama muita atenção, lembra bastante um livro teórico e pode acabar afastando o interesse do leitor.
Para os leitores que gostam do gênero de ficção científica são ótimos contos!

Acrescente Estranhas Invenções na sua lista do Skoob  


5 comentários:

  1. Adorei os contos, a ponte para o infinito me lembrou o filme Thor, pelo dois contos que vc resenhou, percebi que o principal motivo da criação dos personagens é o sentimento que nutrem por outra pessoa. Bem adorei é já coloquei na minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  2. Legal esse livro. Nunca tinha visto e me interessou bastante. Parece ser bem bacana e gostoso pra passar o tempo.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela apreciação! Esperamos que mais pessoas tenham a oportunidade de conhecer e de curtir nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da sua resenha, geralmente não me interesso muito por esse gênero, mas fiquei curiosa para ler esses contos (:

    ResponderExcluir
  5. Valeu livro muito legal vale a pena ter na minha estante.

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo