#Novidade - Leia Para Uma Criança

quarta-feira, 24 de outubro de 2012


Essas dicas foram tiradas do panfleto enviado com a Coleção Itaú de Livros Infantis e tem como tema: “Antes de ensinar a ler, é preciso ensinar a gostar de ler.”
Achei super legal a campanha e as dicas do panfleto então resolvi compartilhar com vocês.
Para mais informações acesse: www.itau.com.br/itaucrianca




 
Aprenda a ensinar o gosto pela leitura

1- Organize seu tempo e leia para uma criança.
Separa uma parte do seu tempo exclusivamente para ler. Mostre que esse momento é só de vocês e que a atenção está toda voltada para a leitura e para a própria criança.

2- Deixe a criança sentir os livros
Deixe os livros sempre á disposição da criança, para que ela possa explorá-los e compreender como são utilizados. A criança deve se familiarizar com eles, antes mesmo de começar a ler. Sentir, tocar, faz parte do aprendizado.

3- Leia a história em vez de contá-la
Ler um texto em voz alta garante o acesso da criança ao universo da escrita, diferentemente de quando contamos ou dramatizamos uma história. Valorize a leitura e evite improvisos. Aproveite a oportunidade para apresentar novas palavras à criança. Lendo é que se aprende a ler.  
 
4- Valorize o livro
Os livros infantis são ricos não só em relação ao texto mas também às ilustrações e os projetos gráficos. Revele esses recursos para a criança, permita que ela desenvolva seus gostos e preferências pessoas.

5- Permita à criança expressar-se enquanto você lê
Durante a leitura, pode ser que a criança comece a falar sobre a história, demonstrando curiosidade e interesse. Deixe-a expressar-se livremente. Esse envolvimento torna a leitura mais significativa.

6- Convide pessoas de diversas faixas etárias para ler
A leitura pode ser compartilhada por várias gerações. É uma ótima oportunidade para a troca de experiências.

Um comentário:

  1. Sou professora de crianças, regente de uma Sala de Leitura. Portanto, todas essas dicas fazem parte do meu cotidiano de trabalho. Realmente são de grande valia e se todos pudessem fazer um pouquinho que fosse das dicas que foram dadas pelo aí pelo Itaú, com certeza seria bem mais fácil fazer com que as crianças criassem desde cedo o hábito da leitura.
    Adoro esse projeto do Itaú, sempre faço pedidos também dos kits gratuitos de livros infantis e gostei de todos que recebi até hoje. O desse ano já está preenchido, estou só esperando receber. ;)
    Muito legal repassar esse tipo de informação! Troféu "joinha" pra você! rsrs Beijos!

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo