#Resenha - O Rosto que Precede o Sonho

quinta-feira, 25 de outubro de 2012


Ficha Técnica:
Livro: O Rosto que Precede o Sonho
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Porto 71
ISBN: 9788591184026
Páginas: 176
Comprar: Aqui!

Minha Opinião:
É gratificante poder ler um livro nacional tão bom e ter certeza que temos bons autores. Impossível não comparar um livro com tanta sensibilidade e uma história tão profunda de amor com os romances do Nicholas Sparks, eu que sou tão fã desse autor finalmente achei um livro que merece ocupar um lugarzinho especial ao lado dos romances dele.
Enfim, vamos a história?" Tomas Ventura tem um passado não muito feliz então após alguns incidentes ele resolveu tocar a vida e aproveitar da melhor maneira possível. Tem a vida que sempre desejou, mora em um veleiro, tem grandes amigos, é um compositor famoso e apenas sua vida amorosa não esta indo bem.
Ele descobriu pela sua própria namorada que estava sendo traído a dois meses, mas ela era apenas mais “uma” em sua vida e mal sabia que estava prestes a conhecer “A” mulher da sua vida.
Decidido a esquecer esse acontecimento ele vai ao sebo do seu amigo Benjamin ou simplesmente BJ, porque nada melhor pra esquecer sua ex-namorada do que comprar bons vinis e ouvir “o fiel e leal rock and roll”.
Então de repende entra no sebo a “Menina dos Olhos Cor de Mel” (Aurora) e ambos começam uma disputa para ver quem pega o maior número de vinis. Eles pegam o último vinil da prateleira juntos e seria uma questão de honra ficar com ele, pare decidir de maneira justa quem vai ficar com ele os dois resolvem fazer uma disputa sobre rock.

“(...) os dois pegaram o disco que sobrou no meio do caminho e puxaram, juntos.
Um Disco de capa cinza.
As duas mãos se tocaram.
O mundo de Tomas enfim parou.
Olharam-se nos olhos. Ela puxou. Ele não soltou. Ele puxou, ela agarrou com mais força.
Um duelo.”

Benjamin foi o juiz e declarou um empate entre os dois, encantado com aquela mulher Tomas resolve convidá-la para ouvir o vinil ali na loja, mas Aurora estava sem tempo. Então eles combinaram que no mesmo dia e no mesmo horário da próxima semana eles se encontrariam ali para ouvir aquele vinil.
Eu diria que o livro gira em torno da palavra “Sinais” (do destino), sem ao menos saber o nome da “Menina dos Olhos Cor de Mel” Tomas vê sinais que o fazem acreditar que ela é diferente que todas as outras mulheres que ele já conheceu e por causa de outro sinal ele acaba aceitando participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood pois acreditava que ela seria sua inspiração.
Algumas informações sobre a “Menina dos Olhos Cor de Mel”: Aurora é uma fotógrafa do National Geographic e veio de Washington para um trabalho em Brasília e aproveitar para visitar o seu pai. Iria ficar apenas 30 dias no país.
Esse é só o início de uma linda história de amor que fui surgindo de forma natural e embalada por uma linda trilha sonora que torna algumas cenas inesquecíveis. Aliás, eu achei que as músicas e bandas citadas no livro deram um toque especial para a história. Afinal as músicas sempre expressam muito bem o que estamos sentindo né?!

“- Sabe, eu acho que a resposta à pergunta “o que faço aqui neste mundo” mora em algum lugar entre os Beatles e o Metallica...  – filosofou Tomas.”

O Maurício escreveu o livro com uma linguagem informal detalhe que nos aproxima ainda mais dos personagens e deixa a leitura super fluente. Acredito que pra uma história tão original o final foi clichê e esperado apesar de uma pequena ilusão de que poderia ser diferente, mas ainda assim você vai terminar a leitura com uma sensação que eu explicaria com uma pequena frase em latim (acredito que seja latim haha) “Carpe Diem”, ou seja, aproveite o momento (a vida).
Quando a capa do livro ganhou a votação fiquei feliz porque era a mais bonita entre as opções, mas ao terminar a leitura percebo o quanto essa capa representa o livro nos seus mínimos detalhes. O Maurício como a maioria das pessoas devem saber é um autor independente e fez um trabalho maravilhoso na capa, revisão e diagramação do livro.
Um detalhe antes de terminar a resenha: é encantadora a maneira como o Maurício explica no livro o significado do título “O Rosto que Precede o Sonho”. É um trecho que da vontade de voltar e reler várias vezes.
Recomendo principalmente para quem gosta de um bom romance porque foi um dos melhores que eu li até hoje.

Curiosidade:
Leia a entrevista A Menina da Capa - Lillen Vater 

 Acrescente  O Rosto que Precede o Sonho na sua lista do Skoob.

Book Trailer do "O Rosto que Precede o Sonho"

8 comentários:

  1. Olá!

    A sua resenha está excelente. A história deste livro parece ser ótimo e muito emocionante, um belo romance. Amo livros de romance então acredito que este faça o meu estilo...

    Obrigado pela dica!
    Atenciosamente,
    David.H.S
    http://livrosemaisseries.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Primeira resenha que leio sobre o livro, e pelo visto é uma história cheia de sentimentos, que vai tocar o leitor de várias maneiras. A literatura nacional se mostrando forte e cheia de qualidade...

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha ficou ótima Amanda, sou parceira do autor e estou ansiosa esperando ele me mandar o e-book dos livros para eu devorar... Já estava ansiosa para ler, agora que li sua resenha fiquei mais ainda.

    anonimadavoz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Costumo ler livros muito extensos, mas gosto de romances com poucas páginas também para desopilar a mente.
    E este livro é um que eu gostaria muito de ler.

    ResponderExcluir
  5. nunca tinha lido uma resenha sobre o livro,adorei a historia,fiquei com vontade de ler o livro!!!
    otima resenha!!!

    ResponderExcluir
  6. Se não me engano, acho que esse livro teve um concurso para escolha das imagens da capa, votei nessa capa ai, mais a ver com a história. Muito bom, quero ler também!

    ResponderExcluir
  7. Queria ler alguma coisa dele, os livros do autor são só elogios. Muito boa essa história.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito de sua resenha... esse livro me parece ser muito emocionante! Fiquei com muita vontade de lê-lo.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo