#Resenha - A Ira de Nasi

sábado, 17 de novembro de 2012


Ficha Técnica:
Livro: A Ira de Nasi
Autores: Mauro Beting e Alexandre Petillo
Editora: Belas Letras
ISBN: 9788581740089
Páginas: 320
Comprar: Aqui!


 Minha Opinião:
Nasceu como Marcos Valadão Rodolfo, virou Nazi, depois Nasi. Escrito por Mauro Beting jornalismo esportivo e Alexandre Petillo jornalista musical conhecemos a fundo a história da vida de Nasi e a trajetória da sua banda de rock o Ira!.
O livro começa com a apresentação do autor Mauro contando como foi o convite para escrever o livro e logo depois temos o prefácio escrito por Kid Vinil que faz grandes referências a história do rock and roll.
As ruas do seu bairro(Bexiga) foram seu berço desde a infância, e foi entre as ruas e a escola onde ele conheceu diversas pessoas que também eram apaixonados por música e mal saiba que futuramente alguns fariam parte da sua banda.
Entre pequenos fragmentos sobre a infância, adolescência e a vida adulta de Nasi podemos conhecer os altos e baixos da sua vida sempre com o rock como sua trilha sonora.
Para os fãs é algo fascinante podem acompanhar o surgimento da banda Ira! e ver como era a relação dos integrantes desde o inicio. Ver também que essa trajetória até a fama não foi fácil e que foi necessário muito amor pela música para que eles não desistissem no meio do caminho.

“Nasi: Sou o avesso do avesso do avesso. Sou, agora, um ex-impulsivo. Ou um impulsivo em recuperação. Um cara leal. Mas teimoso. Que acertou na vida ao entrar na música. Mas que cometeu o maior erro exatamente por ter entrado na música.”

Não vou comentar muito sobre a história para não soltar spoiler, mas a banda Ira! foi formada pela primeira vez para tocar em um festival de punk na PUC, depois se separou e precisou ser refundada (começaram tocando covers). Nessa época estava acontecendo o nascimento do punk em São Paulo.
Um detalhe curioso e que eu posso contar é que o apelido Nazi veio da palavra nazista por causa da bagunça que ele fazia e as brigas em que entrava. Depois que começou a ser conhecido pela banda mudou a grafia para Nasi com “s”.
O livro começa relatando a infância do Nasi, sua ligação com a umbanda e vai até a fase adulta com a fama, durante todo esse relato temos comentários do próprio Marcos contanto detalhes e curiosidades para complementar a história. Fora isso também temos comentários de outras pessoas como o Rick Bonadio, Kid Vinil, Vagner Garcia e os integrantes da banda Ira!.
Como na biografia de muitos roqueiros as drogas e a polêmica por certar atitudes estão sempre presentes e isso torna a leitura mais interessante, pois nada é escondido no livro. No meio do livro encontramos fotos da vida de Nasi que fazem parte do seu arquivo pessoal e são um complemento para a biografia. A capa do livro representa bem seu apelido de Wolverine brasileiro, e a diagramação é bem feita e aparentemente sem erros. Recomendo a leitura aos fãs do Ira! que foi uma das bandas de rock nacional de maior sucesso na década de 80.

 Curiosidade:
Em 2003, Nasi posou na seção Eu Queria Ser... da revista MTV como o X-Man Wolverine. Gostou do visual e resolveu adotá-lo, o que lhe rendeu o apelido "Wolverine Valadão" ou "Wolverine brasileiro", além de posar como o personagem na capa de seu álbum solo, Onde os Anjos Não Ousam Pisar.



Acrescente A Ira de Nasi na sua lista do Skoob

Fotos que estão no livro:
 
 Booktrailer:

5 comentários:

  1. Boa resenha. O Nasi já passou por poucas e boas, inclusive problemas familiares com a finalidade de interditá-lo. Gosto das músicas do IRA! uma das melhoras bandas de rock de São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. O Nasi é uma figura controversa. Sempre gostei do IRA e da irrevenrência roqueira. Agora virou moda roqueiro lançar iografia...
    A resenha ficou ótima.

    Boa semana.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Eu confesso que não conhecia a banda, gosto de ler biografias. Mesmo assim , não sei se leria. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  4. Meu sonho é ler esse livro! rsrsrsrs :D
    Amooooo muito o Nasi, e o IRA!, que deixou muitas saudades! *----------*
    Não vejo a hora de ler esse livro, preciso muito dele!!!!


    Beijos ;D

    ResponderExcluir
  5. É a vida dele teve passagens bem polemicas, mais pra quem é fã é uma ótima maneira de saber mais sobre seu ídolo.

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo