#Resenha - O Caminho

segunda-feira, 5 de novembro de 2012


Ficha Técnica:
Livro: O Caminho
Autor: Richard Paul Evans
Editora: Lua de Papel
ISBN: 9788581780337
Páginas: 296
Comprar: Aqui!


Minha Opinião:
O Caminho é a continuação do livro O Encontro e permanece relatando em forma de diário a caminhada e Alan tentando atravessar o estado de Washington.
No primeiro capítulo encontramos um resumo do que aconteceu no primeiro livro. Então para quem ainda não conhece a história: Alan Christoffersen tinha uma vida perfeita, era um executivo bem-sucedido, rico, famoso e casado com a mulher que amava, mas de uma hora pra outra sua esposa morre após um acidente e seu sócio rouba seus clientes.
Após perder tudo ele resolve iniciar uma caminhada e atravessar o estado de Washington como um símbolo de recomeço da sua vida e para refletir sobre tudo o que estava acontecendo.
Seu objetivo é chegar em Key West na Flórida, mas depois de apenas 16 dias de caminhada ele foi esfaqueado por uma gangue e se encontra em um hospital sem poder andar direito. Alan passa por uma revolta devido a sua atual situação, esse acidente iria atrasar sua caminhada e teria que ficar na cidade até se recuperar totalmente e conseguir voltar a andar.

"Como diz o  ditado, "a vida é o que nos acontece quando planeamos outra coisa". Isso é verdade. Até meus desvios tiveram desvios. Meu desvio mais recente me deixou na sala de emergência do Centro Médico Sacred Heart."

"Ficar desfalecido numa cama de hospital não fazia parte do meu plano. Será que eu já não tinha sofrido o bastante?"

Sem poder voltar para casa Alan vai contar com a ajuda de Angel, uma mulher que poucos dias atrás ele conheceu na estrada quando ajudou a trocar o pneu do seu carro.
Como ele não conhecia mais ninguém na cidade resolveu aceitar a ajuda e passar algum tempo na casa de Angel. Curiosamente Alan depois que foi esfaqueado viu o espírito da sua ex mulher dizendo que não era hora dele morrer porque ainda havia pessoas que ele estava destinado a conhecer. Quando ele perguntou quem era, ela respondeu “Angel”.
Alan inicialmente acredita que Angel entrou em sua vida para ajudá-lo, mas com o tempo ele percebe que estava ali para ajudar ela e não o contrário.
Ela esconde um segredo, algo que a tortura e ele se tornou a esperança dela quando ela mais precisava. Antes de seguir viagem Alan esta determinado a ajudar e vai fazer novos amigos aprendendo novas lições.
E as poucos estando longe de casa sem nada familiar ele percebe que esta passando por uma pausa emocional e qua esta começando a superar sua perde e retomando sua vida.

Essa série é maravilhosa, tem sempre uma lição por trás de todas as dificuldades, mostrando sempre a superação do personagem e a busca pelo real motivo para continuar vivendo.
Assim como no outro livro tem uma parte que não me agrada que é quando ele retoma sua caminhada porque se torna algo cansativo e repetitivo além de certa correria para passar todas as informações deixando a leitura confusa.
Felizmente nesse livro o protagonista passa mais tempo convivendo com as pessoas do que caminhando sozinho.
O livro mantém a estrutura do anterior tendo no começo de cada capítulo uma frase do diário de Alan e cada uma vai te fazer refletir.
Como sempre o trabalho de tradução, revisão e diagramação da editora Lua de Papel foram muito bem feitos já que aparentemente não encontrei erros. E a série esta com uma nova edição da capa sendo que agora a capa do dois livros combinam (mudaram a capa do primeiro livro).
Gostaria muito que tivessem mantido o título original “Miles to go”, porque como a série aqui no Brasil se chama O Caminho ficou um pouco confuso o segundo livro ter o mesmo nome.
Resumindo o Richard consegue emocionar os leitores misturando da maneira certa romance e drama. O livro é narrado pelo Alan e isso nos aproxima ainda mais do personagem e deixa a leitura super fluente.
Recomendo para quem gosta de livros no estilo do Nicholas Sparks. E vamos aguardar o terceiro livro da série.


Confiram a capa da 2ª edição do primeiro livro chamado O Encontro:
 Acrescente O Caminho na sua lista do Skoob.

7 comentários:

  1. Oi..
    Resumo no início do livro anterior é bom pra quem leu o primeiro a mais tempo..Apesar da história ser um pouco triste, co o vc disse, deve haver uma mensagem no final. Vc diz que parece com os livros do Sparks, então provavelmente eu o leria, mas or agora estou focada em leituras mais alegres e descontraídas. A capa é bonita ^^

    Beijos :D
    Ensaios de umaLeitura

    ResponderExcluir
  2. Adorei a capa,muito interessante a resenha,li O Encontro e fiquei emocionada e encantada na jornada de Alan,estou curiosa para ler este e saber como continua a história

    ResponderExcluir
  3. Esse parece ser mais emocionante, porque a lição por trás de todas essas dificuldades é muito valiosa e mostra que a superação é possível e fortalece mais ainda a pessoa a alcançar seus objetivos e aqui Alan continua sua busca interior nessa jornada para descobrir por que motivo ainda continua vivendo, sendo que perdeu tudo: seu amor,seu trabalho,sua vida e seus sonhos.

    ResponderExcluir
  4. Bom, ainda não li nem o primeiro, mas achei a capa super linda.

    ResponderExcluir
  5. Adoro a capa desses livros do autor. E só por elas (e pelos títulos) me chamaram atenção. Esse eu achei bem fofa a sinopse e queria ler! Na verdade queria ler era todos dele...Enfim..

    ResponderExcluir
  6. Gostei da capa, ela é linda. Não sei bem porque, mas os autores agora deram para fazer livros em série, o que nem sempre dá para os leitores acompanhar. Adorei a resenha e vou ter que esperar para ler esse livro, pois tenho que ler o anterior primeiro.

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo