#Resenha - As Muito Fabulosas Aventuras do Barriga

sábado, 23 de fevereiro de 2013


Ficha Técnica:
Livro: As Muito Fabulosas Aventuras do Barriga
Autor: José Antonio Martino
Editora: Projeto realizado com o apoio da Prefeitura da Estância de Atibaia
Páginas: 160
Comprar: Aqui!


Minha Opinião:
Esse é um livro de contos humorísticos sobre as aventuras cotidianas de dois personagens que vivem se metendo em confusão: Barriga e Jacaré.
No total são sete contos: Quase macumba!, É meu, sua bruxa!, Cala a boca, Joãozinho!, Os porcos, a cachaça, o cabrito e a velha muito pelada, O defunto queria vingança, A casa meu assombrada do Zé Trevoso e O incrível caso do colar de diamantes.
Os 6 primeiros contos são curtos e o último é o mais longo com mais ou menos 70 páginas. Não vou comentar sobre todos eles, pois a resenha ficaria muito longa e cansativa.
Então vou falar dos dois contos que eu mais gostei, começando com Quase macumba!. Nesse conto Barriga convence seu amigo Jacaré a ir com ele na encruzilhada atrás da igreja em uma sexta feira de madrugada. Na encruzilhada ele iria realizar uma macumba para conquistar a “sempre decotada Antonelle”. O que ele não contava era que teria alguns imprevistos (um tanto inusitados) em relação aos itens necessários para realizar sua macumba.
No conto O defunto queria vingança conhecemos Selço que após sofrer uma desilusão amorosa ingere muitos calmantes e morre durante um jogo de sinuca com Barriga e Jacaré. Os dois amigos sabendo que o motivo para o Selço ter tomado todos aqueles calmantes era Laurinha, resolveram levar o cadáver até a casa dela. Mas chegando lá eles vão ter uma surpresa e tanto.

Os contos são narrados pelo Jacaré e faz uso da linguagem coloquial, as páginas são levemente amareladas, a fonte tem um bom tamanho e o início de cada capítulo tem uma ilustração.
Em minha opinião a capa do livro ficaria melhor sem essa garota na frente, ali ela esta totalmente deslocada do resto da arte que forma a capa. E outro ponto negativo é que eu achei a descrição dos personagens vaga, senti falta de alguns detalhes.
Então é isso, o livro tem como foco o humor, sendo que sempre acaba de maneira inesperada então isso torna a leitura envolvente. Ideal para quem esta buscando uma leitura leve para se divertir. Lembra bastante essas revistas de piada que vende em bancas de jornal.
O livro foi publicado através do Projeto de Estimulo e Publicação Literária com apoio da Secretaria de Cultura e Eventos da Prefeitura da Estância de Atibaia.

Sobre o autor:
É formado em Letras pela USP e possui 8 livros escritos e 4 publicados, entre eles, A Noite Negra, vencedor do Prêmio Manaus de Literatura em 2007. Usou o pseudônimo literário Tim Marvim para escrever o livro "666 - Caçadores de Demônios". (Resenha)





2 comentários:

  1. Primeira fez que leio sobre o livro, a historia parece ser gostosa de ler, a capa infelizmente não me agradou.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro. É a primeira vez que leio alguma coisa sobre ele e achei bem interessante.

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo