#Resenha - Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Ficha Técnica:
Livro: Casais Inteligentes Enriquecem Juntos
Autor: Gustavo Cerbasi
Editora: Gente
ISBN: 9788573128000
Páginas: 163
Comprar: Aqui!

Minha Opinião:
O livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos fala em geral sobre educação financeira. Segundo o autor Gustavo Cerbasi a principal causa de desentendimento entre um casal quando o assunto é dinheiro é a falta de diálogo.
Primeiramente são estabelecidos no livro alguns perfis que define a maneira como cada pessoa administra seu dinheiro. Depois disso tem um “horóscopo financeiro” que explica como é a combinação dos perfis do casal.
A partir do momento em que o leitor define em qual situação se encontra começa as lições sobre planejamento estratégico, ou seja, se você expor em um papel sua renda, seus gastos e seus objetivos financeiros com certeza vai ser mais fácil administrar o seu dinheiro.

“É importante ter em mente que não há propósito em guardar dinheiro tão-somente pelo ato de guardar em si. (...) Dinheiro não lhes dará prazer se vocês não aprenderem a tirar prazer de cada momento da vida. Dinheiro não trará felicidade se vocês não souberem o que é felicidade. O grande bem que o dinheiro pode lhes dar é permitir manter aquilo que vocês conquistam.” pág. 38

Além disso, Cerbasi também da dicas sobre bolsa de valores, ações e investimentos em imóveis, o futuro financeiro familiar, como se preparar para a chegada dos filhos, como garantir uma aposentadoria tranquila, etc.
Esse livro foge um pouco do tema dos outros livros que são resenhados aqui no blog e muitos podem achar que ele tem um estilo de “auto-ajuda”, mas as dicas que contem nele são muito úteis. Além de que o autor fala sobre o assunto de modo descontraído e isso faz a leitura fluir rapidamente.
O livro não é cheio de números e contas complicadas e nas raras ocasiões que é necessário exemplificar alguma coisa ele tem tabelas para facilitar o entendimento.
Esse livro já vendeu mais de um milhão de exemplares e inspirou o filme Até que a sorte nos separe (vou colocar o trailer no final da resenha).
Recomendo o livro para todas as pessoas, até mesmo os solteiros, pois as lições presentes no livro podem e devem ser aplicadas por qualquer pessoa que queria ter controle sobre sua vida financeira.

Sobre o autor:
Mestre em Administração/Finanças pela FEA/USP, formado em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com especialização em Finanças pela Stern School of Business - New York University e pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Leciona em cursos de pós-graduação e MBAs pela Fundação Instituto de Administração, além de diversos cursos ministrados in company. É sócio-diretor da Cerbasi & Associados Planejamento Financeiro. Com experiência prática e acadêmica em finanças dos negócios, planejamento familiar e economia doméstica, desenvolve treinamentos, palestras e consultorias para diversos públicos por todo o Brasil.

Acrescente Casais Inteligentes Enriquecem Juntos na sua lista do Skoob


6 comentários:

  1. Com toda certeza esse é um dos grandes dilemas que vários casais enfretam, por não saber administrar as finanças..,
    Acredito que devemos ter sabedoria e prudência em todas as áreas da nossa vida, ter equilíbrio... e essa é uma delas

    ResponderExcluir
  2. O filme parece ter captado o lado cômico de um assunto que no casamento pode ser trágico quando o casal não se acerta com as finanças.

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse filme e essa resenha do livro!

    ResponderExcluir
  4. Amei o filme,irei ler o livro,com certeza será ótimo também este livro.

    ResponderExcluir
  5. eu ainda não li o livro mas assisti ao trailer do filme e dei muitas risadas. Vou ter que ler esse livro.

    ResponderExcluir
  6. É muito bom aprendermos alguma coisa nova, as vezes achamos que sabemos, mais só depois podemos ver que nem sempre agimos corretamente, e é isso que ensina esse livro.

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo