#Resenha - Alma?

quinta-feira, 21 de março de 2013

Ficha Técnica:
Livro: Alma?
Autora: Gail Carriger
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859042
Páginas: 308
Comprar: Aqui!
Leia o primeiro capítulo:Aqui!


Minha Opinião:
A história se passa na sociedade vitoriana e tem como protagonista a Srta. Aexia Tarabotti, uma solteirona de 26 anos. Além disso, tem algo que quase ninguém sabe, ela é uma preternatural (sem alma) que vive em uma sociedade composta por vampiros, fantasmas, lobisomens e humanos.

“Sem dúvida possuía uma identidade, um coração que se emocionava e tudo mais; só não tinha alma. Então, aos seis anos, anuíra educadamente para o senhor grisalho. E passara a ler um monte de livros de filósofos gregos a respeito de razão, lógica e ética. Se não tinha alma, tampouco possuía moral, o que a levara a buscar uma alternativa plausível.” Pág. 20

Durante um baile um tanto tedioso ela resolveu ir até a biblioteca que é seu refúgio favorito. Lá ela imaginava que teria um pouco de tranquilidade, mas se depara com um vampiro que resolveu atacá-la, o que foge a todas as regras de etiqueta, considerando que ela é uma dama indefesa.
Para surpresa do vampiro suas presas sumiram assim que ele encostou em Alexia. Ela por ser uma preternatural já sabia que tinha o poder de anular as forças das criaturas sobrenaturais com um simples toque.
Para se defender sem querer a Srta. Tarabotti acabou matando o vampiro usando a sua inseparável sombrinha de bronze. Essa morte chamou a atenção do lobisomem alfa lindo de morrer Lord Maccon que vai investigar o caso.
O problema é que ela pode ser acusada de homicídio se não for comprovado que ela agiu em legítima defesa. Além disso, ela se tornou um alvo já que vampiros e lobisomens começaram a desaparecer de modo misterioso. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina?

O steampunk é um gênero que conquista cada vez mais fãs, suas raízes remetem ao cyberpunk, uma ramificação da ficção científica que engloba universos paralelos futuristas e uma tecnologia muito mais avançada do que a encontrada na época em que se passam as histórias. (fonte tecmundo)
Diferente do que acontece em muitos livros desse gênero “Alma?” já começa com muita ação, sem ser necessário um capitulo inicial para explicar esse universo paralelo criado por Gail Carriger.
E durante a leitura me deparei com alguns termos desconhecidos e/ou criados pela autora que são explicados ao decorrer da história sem ser necessário uma “interrupção”.
Eu realmente gostei de ler um livro com vampiros e lobisomens onde a protagonista não é uma mulher indefesa. Muito pelo contrário, a Alexia é inteligente, geniosa, tem opinião forte e a língua afiada.
Esse é o primeiro livro da série O Protetorado da Sombrinha, sendo que nos Estados Unidos já foram publicados 5 livros. O sucesso que essa série alcançou pode ser explicado pela capacidade da autora de criar um romance que ao mesmo tempo é adulto, sobrenatural e histórico, além de ter um toque de humor inteligente.
O livro me surpreendeu bastante, imaginei um final bem diferente. A única coisa obvia na história é o romance entre Alexia e o Lord Maccon, já que logo de cara você vê os pensamentos de um em relação ao outro, apesar de estarem sempre se alfinetando.
A capa ficou um charme e combinou bastante com a história, como sempre a editora Valentina esta de parabéns em relação a diagramação do livro. Tem letras de tamanho razoável e folhas levemente amareladas.
O único ponto negativo é que talvez por ser um romance histórico a autora acabou usando em alguns momentos um vocabulário mais antiquado, o que requer um pouco mais de atenção para entender o que esta sendo dito. Mas não é nada que prejudique a qualidade do livro.
Resumindo é divertido e encantador lê-lo, além de ser difícil de conseguir fazer uma pausa. Recomendo!

Acrescente Alma? na sua lista do Skoob

10 comentários:

  1. Eu tô com muita curiosidade em ler esse livro.
    Não acho um ponto negativo a autora ter adequado a linguagem à época da narrativa, acho que isso torna a história mais verossímil.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Deve ser bem divertido um livro assim, com essa mistura de gêneros. Me apaixonei pela resenha, apesar de achar esta capa meio estranha.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muitooo da resenha, o livro parecer ser bem legal.. me deixou com vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha e como você expôs aquilo que achou. Achei sua escrita envolvente. Já ouvi falar bastante desse livro e espero ter a oportunidade de lê-lo. Eu simplesmente amei a capa e estou muito curiosa com o livro.

    ResponderExcluir
  5. Mais uma resenha positiva desse livro, fiquei bem curiosa por ler pois adoro o estilo, está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  6. É muito boa essa história! E diferente, adorei essa coisa de sobrenatural e dos antigo nele, juntou dois temas que gostei de ver juntos. Deve ser bem bom mesmo, pra ter tantos livros!

    ResponderExcluir
  7. Acho esse livro muito interessante,ainda não tive oportunidade de ler.Mais se Deus quiser,mais claro que ele quer e vou ler sim.

    ResponderExcluir
  8. Que estória diferente não ter alma e ainda ter poder de anular poderes sobrenaturais dos outros, adorei essa resenha.

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ser bem interessante, a capa e o título já chama a atenção. Sem contar que nele tem coisas sobrenaturais e isso me atrai bastante. Você citou um ponto negativo, que é o vocabulário, acho que se eu ler o livro também acharei isso, pois quando o vocabulário é antiquado atrapalha um pouco a minha leitura, mas acho que vale a pena. Assim que eu tiver oportunidade, quero ler esse livro ooo/

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo