#Resenha - As Origens de Drácula

segunda-feira, 4 de março de 2013

Ficha Técnica:
Livro: As Origens de Drácula
Autor: Arturo Branco
Editora: Madras
ISBN: 9788537008188
Páginas: 150
Comprar: Aqui!

Minha Opinião:
Arrisco a afirma que o Drácula é o vampiro mais famoso do mundo, aliás, hoje em dia Drácula é praticamente sinônimo de vampiro. E conformo informações ele é o segundo personagem histórico com mais filmes a seu respeito. Com tanto fama, vocês ja pararam para pesquisar sobre as origens desse personagem?!
Pois bem, esse livro tem como objetivo responder essa questão. Para isso o livro é dividido em três partes e eu vou falar um pouco sobre cada uma.
A primeira parte fala sobre a biografia e o processo pelo qual Vlad Tepes Drácula (O Empalador) se tornou o conde Drácula.
A segunda parte fala sobre como surgiu o Drácula de Bram Stoker, o personagem histórico e literário. Stoker já possuía a história pronta quando resolveu nomear como Drácula o conde vampiro. A ideia original era intitular o vampiro como Conde Wampyro, no entanto o autor viu em um museu a história de Vlad Tepes Drácula e achou interessante o hábito do voivoda de beber sangue.

"A ideia original de Stoker era intitular o romance como The Un-Dead (O Morto-Vivo), e seu conde vampírico como Conde Wampyro."
 
A terceira e ultima parte fala de um Drácula que foi criado pela mídia, onde a imagem não se assemelha aos dois anteriores.

O livro tem muitas informações interessantes, a maioria eu não conhecia. Mas em alguns momentos isso atrapalha, por exemplo, na primeira parte do livro tem muitas informações históricas desnecessárias. Ao longo do livro também tem algumas citações que tornam a história repetitiva. Para resumir a leitura de alguns trechos do livro é cansativa.
No geral eu acho que vale a pena a leitura porque muitas pessoas não conhecem essa mistura do Drácula histórico e o da literatura. Um mito tão famoso merece ter toda essa explicação, principalmente hoje em dia quando o assunto “vampiro” esta tão em alta. E outro motivo é o fato do autor ter viajado bastante buscando informações para compor o livro.
A capa do livro tem um ar sombrio que eu gostei bastante, tem letras de tamanho razoável, a as folhas são brancas e a revisão foi bem feita (sem erros aparentes).
Para terminar duas observações: Não compre o livro achando que é uma história contando a vida do Drácula, esse livro é uma monografia do autor sobre esse tema. E se você pretende ler esse livro para depois assistir/ler a obra de Bram Stoker cuidado porque tem um super spoiler.

Sobre o autor:
Nascido em 1985 em Goiânia/GO, Arturo Branco, neto do escritor Antônio Baptista de Oliveira, sempre teve grande apreço por lite­ratura e história.
Em 2005, iniciou um trabalho de pesquisa de campo na Romênia, em associação com a Universitatea Din Craiova, viajando para as regiões da Transilvânia, Oltênia e Wallachia em busca de pistas e documentos sobre Vlad Tepes, herói medieval da região, que foi imortalizado como o vampiro Drácula pelo escritor irlandês Bram Stoker
Em 2007, voltou à Academia, in­gressando no programa de mestra­do em História, da Universidade Federal de Goiás, mais uma vez executando suas pesquisas so­bre Drácula, concentrando-se em como os mortos-vivos e vampiros se apresentavam na cultura vitoriana e como Stoker se inspirou no governante medieval para criar seu vampiro literário. 

Vlad Tepes Drácula


Acrescente As Origens de Drácula na sua lista do Skoob

3 comentários:

  1. acho válido pra quem gosta de pesquuisar lendas,saber um pouco sobre o mito e o fascínio que esse personagem exerce em muitos,seja do jeito que for,mas não é minha prioridade de leitura. legal também é ver que é de um autor nacional.=)

    ResponderExcluir
  2. Legal, nada contra mas isso sim seria livro de "vampiro" e não essas imitações precoces recentes.

    ResponderExcluir
  3. Interessante, no meu blog, eu comentei sobre o livro Drácula de Bram Stoker, porque gostei da leitura e no fundo, foi o único livro de terror que eu li, os filmes não chegam nem perto dele... Em resumo,(não que eu não goste daqueles atores maravilhosos...hehehe) atualmente tudo é modificado pela mídia, podendo perder até a graça. Abraços.

    http:

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo