#Resenha - A Costureira

domingo, 17 de março de 2013


Ficha Técnica:
Livro: A Costureira
Autora: Kate Alcott
Editora: Geração
ISBN: 9788581301310
Páginas: 376
Comprar: Aqui!

Minha Opinião:
Tudo começou em 1912, a jovem inglesa Tess estava cansada de ser apenas uma servente. Ela sabia que tinha talento para costurar então resolveu se arriscar para melhorar sua vida.
Ela descobriu que um navio (Titanic) estava partindo rumo a Nova Iorque e que estavam precisando de serviçais. Não perdeu tempo e foi até lá tentar conseguir um emprego. Sua sorte começou a mudar quando Lucile Duff Gordon, considerada por ela a melhor estilista do mundo, a contratou como sua empregada.
Tudo parecia correr bem durante a viagem, Tess conquistou a confiança de Lucile, e fez amizade com Jack Bremerton (um importante milionário) e Jim Bonney (um carismático marinheiro que a ajudou). Mas durante uma noite que parecia tranquila o navio colidiu com um iceberg e começou a afundar.

”Tess olhou para trás, para o Titanic. O navio gigante inclinava-se para o alto, sua popa se levantava devagar – era uma visão inacreditável.”
 
Tess com muita sorte conseguiu entrar em um bote e se salvar, mas agora qual será o seu destino? Será que ela vai conseguir chegar a Nova Iorque e realizar o seu sonho de ser uma estilista? Após o naufrágio a vida de Tess e Lucile irá mudar.

Como podem perceber quando eu citei o Titanic, esse livro tem um pano de fundo baseado em fatos verídicos e históricos. E apesar disso o livro não é cheio de dados históricos, o que eu achei muito positivo porque iria deixar a leitura cansativa.
Talvez muitos não saibam mais Lady Duff (famosa estilista britânica) não é apenas uma personagem do livro, ela realmente estava no Titanic e conseguiu sobreviver a maior tragédia marítima de todos os tempos.
O livro é narrado em terceira pessoa, o que é fundamental para se ter uma visão mais ampla do que cada personagem esta pensando e tudo o que esta acontecendo. As cenas são curtas, o que torna o livro muito dinâmico. Os personagens foram bem construídos, principalmente Tess que é uma mulher determinada a superar os preconceitos de classe social e lutar para mostrar o seu talento.
O começo do livro não me convenceu muito, foi uma sorte muito grande a Tess querer trabalhar com costura, conseguir um emprego justamente com Lady Duff e ainda  embarcar no Titanic rumo a Nova Iorque. Mas apesar disso a história é muito interessante, para quem gosta de histórias verídicas com um toque de romance esse livro é perfeito.
Foi realizado um ótimo trabalho na escolha da imagem da capa e as fontes usadas, tem uma boa diagramação e revisão, páginas levemente amareladas e fonte de tamanho razoável. Recomendo!

Curiosidade:
No livro é citado que Tess no bote ainda conseguia  ouvir os músicos da orquestra tocando, isso porque segundo informações históricas a orquestra tocou até que o navio desaparecesse no Atlântico.
E essa semana saiu uma noticia falando que “O violino do chefe de orquestra do Titanic foi encontrado 101 anos após o naufrágio do navio”. Fonte: Yahoo.

Acrescente A Costureira na sua lista do Skoob

7 comentários:

  1. Eu nunca imaginaria que o teor da historia era esse, lendo só o título do livro, adorei, principalmente saber que mescla fatos reais com a ficção, com certeza vou coloca-lo na minha lista de desejado....

    ResponderExcluir
  2. muito interessante! não imaginava que a autora mesclasse fatos verídicos com ficção.gostei de ver que Tess luta por aquilo que em que acredita,mesmo numa época tão dura. adorei acapa,achei cheia de classe. =) vou procurar ler o quanto antes.

    ResponderExcluir
  3. Adorei, eu sou apaixonado pela historia do Titanic, e nao sabia desse livro, concerteza vai estar na minha proxima compra.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei querendo ler esse livro, é bem bacana. Gostei da sinopse quando vi e as resenhas me deram uma ideia. Li mais pra saber da história mesmo, nem estou me ligando muito no que estão achando pois quero ler seja bom ou ruim, peguei curiosidade!

    ResponderExcluir
  5. Uau! Eu já tinha lido a resenha desse livro, mas a sua me interessou muito mais, por haver mais detalhes. Estou para comprar um exemplar, espero fazê-lo ainda este mês!

    ResponderExcluir
  6. Que legal um mix de realidade e ficção, ainda misturado com o titanic, no filme a orquestra me emocionou e no livro ela também é citada, adorei a resenha.

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo