#Resenha - Avatar e a Psicologia

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Ficha Técnica:
Livro: Avatar e a Psicologia
Autor: Raphael Guimarães
Editora: Madras
ISBN: 9788537008355
Páginas: 176
Comprar: Aqui!
Leia o Primeiro Capítulo: Aqui!


Minha Opinião:
Esse é um livro que mostra para o leitor uma analise do filme Avatar sobre o ponto de vista da Psicologia. Para não tornar o conteúdo do livro muito maçante o autor analisa o filme por meio de um dialogo entre um professor de psicologia Gabriel e dois adolescentes, Thiago e Diego.
Raphael Guimarães afirma que tirando o fato dos habitantes de Pandora serem azuis e terem mais de 2,10 metros de altura eles tem tudo a ver com a gente.
Criando uma relação entre a psicologia junguiana (Carl Gustav Jung) e o filme Avatar, o livro aponta uma das mensagens mais importantes que o filme tenta passar que é a importância da vida em comunidade e a conexão entre o homem e a natureza (inconsciente coletivo).
São mensagens como essa que serão exploradas e explicadas ao longo do livro. E pouco a pouco vamos descobrindo as teorias que estão por trás desse filme de grande sucesso e notando as modificações que elas estão causando sobre o modo de ver e compreender a vida dos dois jovens.
                                                             
O livro parece fino, mas tem muito conteúdo. E apesar do nome, o filme Avatar não é o foco do livro, mas sim uma maneira de exemplificar a psicologia. Por isso entre as explicações ao longo do livro outras obras famosas como O Senhor dos Anéis e Harry Potter são citadas.
Como psicologia nem sempre tem assuntos de fácil compreensão eu achei super legal a ideia do autor escrever o livro em forma de dialogo. Nesse caso os dois adolescentes representam o leitor, já que as perguntas que eles fazem sobre as explicações do professor são quase sempre as mesmas coisas que estamos nos questionando durante a leitura.
Uma coisa que atrapalhou minha leitura foi que apesar de ter um conteúdo interessante alguns capítulos são longos demais e fica difícil compreende tudo o que o autor tentou passar. Além de que algumas coisas acabam sendo redundantes, como se o autor quisesse fixar uma ideia na cabeça do leitor.
A capa apesar de simples ficou muito bonita, as folhas são brancas, tem fonte de bom tamanho e diagramação simples porém satisfatória. Possui ao longo do livro algumas ilustrações para complementar as explicações.
Resumindo, apesar de tudo esse é um livro que vale muito a pena ler porque ele consegue exemplificar bem as várias áreas da Psicologia utilizando o filme Avatar e até mesmo fatos do dia a dia. Talvez sua vida tenha muito mais em comum com o filme do que você possa imaginar, descubra lendo!


Sobre o autor: Raphael Guimarães é nascido e criado na cidade do Rio de Janeiro, onde reside desde então. É terapeuta comportamental e atualmente faz graduação em medicina; ele pretende se especializar em psiquiatria. Pesquisador nas áreas de psicologia e psiquiatria, o autor tenta compreender o ser humano por um olhar plural, utilizando-se de diversas abordagens teóricas como psicologia junguiana, humanista, psicanálise e behaviorismo.


4 comentários:

  1. Oiee..
    Adoro esse filme, nem sabia que exitia um livro sobre ele.
    Bom saber..

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha e, como amo o filme e aprecio algumas reflexoes psicologicas, estou super curiosa para ler o livro.

    ResponderExcluir
  3. Achei a intenção do livro no mínimo peculiar...

    Adoro psicologia (pretendo seguir essa carreira num futuro não muito distante) e sou aficionado em entender a mente das pessoas.

    Em relação à Avatar gosto bastante do filme. Não acho essa "Coca-Cola" toda, mas me agradou bastante...

    Não sei se leria, mas quem sabe?? :D

    (Ótima resenha, pequena mas muito bem feita)

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo