#Resenha - O Livro Secreto de Dante

quarta-feira, 22 de maio de 2013


Ficha Técnica:
Livro: O Livro Secreto de Dante
Autor: Francesco Fioretti
Editora: Generale
ISBN: 9788563993458
Páginas: 256
Comprar: Aqui!


Minha Opinião:
A história se passe nos tempos de Dante, logo após a sua morte. Até então todos afirmavam que Dante morreu por causa da malária que contraiu durante uma viagem para Veneza, mas Giovanni de Lucca –um jovem médico, amigo e grande admirador do trabalho do poeta – acaba levantando uma dúvida: Talvez tenham envenenado Dante de maneira lenta para que os sintomas se parecessem com a da malária.
Apesar de conhecido e famoso por seus trabalhos ele possuía muitos inimigos em potencial e qualquer um pode ser sido o culpado pelo envenenamento e assim com a sua morte conseguir fazer desaparecer um segredo.
Outro estranho fato é que Irmã Beatrice – filha de Dante – afirma que seu pai concluiu a Divina Comédia, mas misteriosamente ninguém encontrou as ultimas páginas da obra.
Atormentados por essas dúvidas a filha do poeta, um ex-templário Chamado Bernard e o médico Giovanni iniciam uma investigação para desvendar os fatos. E como ponto de partida tentam decifrar uma mensagem codificada deixada por Dante em nove folhas de pergaminho. Quem será que teria o interesse em impedir o poeta de terminar sua obra?! E qual será o segredo dos últimos treze cantos do Paraíso?!

Apesar de não ser necessário, eu recomendo que o leitor pesquise um pouquinho sobre a vida de Dante e seu trabalho porque isso vai facilitar muito a leitura.
Tenho que admitir que gosto bastante quando um livro tem uma história com um “fundo” de verdade. Nesse em particular percebemos que o autor tem um vasto conhecimento sobre o assunto, sendo assim o leitor acaba aprendendo e se entretendo com a história.
Tantas verdades a serem descobertas foi o principal motivo que me fez ler o livro sem parar, por outro lado, algumas partes foram cansativas de ler pela quantidade enorme de detalhes que o autor acrescentou a história. A leitura se tornaria mais dinâmica se o autor tivesse evitado detalhes desnecessários, mas tem quem goste de livros assim.
Se fosse para fazer uma comparação a leitura desse livro me lembrou bastante as obras do Dan Brown, tudo bem detalhado e com bastante mistério.
A editora Generale caprichou bastante na capa e na contra capa do livro, além da diagramação muito bem feita.
Ao longo do livro tem algumas figuras que complementam as pistas que vão sendo investigadas. As folhas são levemente amareladas e com fonte de bom tamanho.
Recomendo a leitura para os fãs de Dante ou para quem goste de histórias detalhadas.


Sobre o Autor:
Francesco Fioretti nasceu na Itália, em Lanciano, na região de Abruzzo, em 1960. Tem origens sicilianas, da região da Puglia e de regiões toscanas, Cursou a Faculdade de Letras em Florença e atuou como Professo nas regiões da Lombardia e de Marche. Atualmente se dedica a aprofundar seus estudos sobre Dante na Universidade de Eichstätt, na Alemanha. Publicou ensaios críticos e antologias escolares. Na Newton Compton, marcou sua estréia com O Livro Secreto de Dante, que imediatamente galgou posições nas listas dos mais vendidos, tendo ocupado durante meses os primeiros lugares e tendo obtido também um grande sucesso de crítica, com os direitos de tradução sendo adquiridos por sete países.
 
Acrescente O Livro Secreto de Dante na sua lista do Skoob

2 comentários:

  1. Ainda não tinha conhecimento sobre a obra, e nem lido alguma resenha do livro... Porém, agora fiquei muito interessada! Apesar da leitura não parecer das mais dinâmicas, pelo que você comentou, isso não tira muito a qualidade do livro. E meu interesse só aumenta ao saber que o livro é histórico, rs. Assim que der vou dar uma chance ao autor!

    ResponderExcluir
  2. É a primeiro resenha que leio sobre o livro, mas já estou apaixonada por ele!

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo