#Resenha - A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

sábado, 20 de julho de 2013

Ficha Técnica:
Livro: A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra
Autor: Robin Sloan
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630236
Páginas: 288
Comprar: Aqui! 

 Minha Opinião:
Clay Jannon é um Web Designer desempregado, percebendo que esta cada vez mais difícil conseguir um emprego ele desiste de conseguir um na sua área e se contenta com o emprego de balconista na Livraria 24 horas do Mr. Penumbra.
Ele pegou o turno da noite e apesar de tranquilo começou a notar certos comportamentos estranhos dos clientes. Isso porque parte do conteúdo a livraria não pode ser vendido e somente membros de um certo “clube” podem ter acesso a esses exemplares. E esses membros são pessoas que se comprometeram a ler e solucionar o enigma presente nos livros. Além disso, o fato de ter concordado com a regra do Mr. Penumbra de não ler os livros o deixou intrigado sobre o que teria neles.
Apesar de tudo ficar cada vez mais estranho, na atual situação econômica ele prefere não questionar seu chefe sobre o que esta acontecendo e arriscar seu emprego.
Mas se deixando levar pela curiosidade um dia na presença de um amigo ele acabou olhando um dos livros e percebeu que ele era composto por códigos criptografados e resolveu enfim questionar o Mr. Penumbra sobre esse assunto.
O Mr. Penumbra apenas disse que aquela não era só uma livraria comum, mas sim uma espécie de “biblioteca” e existem 12 pelo mundo como ela, todas com a mesma função. Um tal de Corvina supervisiona o que é feito nelas, seja lá o que for.
Clay ficando cada vez mais intrigado convence seus amigos a entrar nessa empreitada para descobrir juntos os segredos milenares que se encontram naqueles livros.

Eu já iniciei a leitura desse livro com uma expectativa bem grande porque o enredo parecia promissor e com assuntos que me interessam, além da capa que por si só já chama bastante a atenção do leitor.
Não vou dizer que eu quebrei a cara, mas com certeza o livro não atingiu tudo o que eu esperava. Não é uma “conspiração” ao estilo do Dan Brown, mas ainda assim é interessante o bastante para prender sua atenção até o final.
Na minha opinião até quase a metade do livro ele ainda estava maravilhoso, mas depois parece que o autor se perdeu na história. O problema é que não tem nenhum grande acontecimento ou reviravolta, de uma hora para outra tudo se resolve e você chega ao fim com várias perguntas sem resposta.
Apesar disso tudo eu gostei bastante de como o autor conseguiu inserir a tecnologia nesse contexto, misturando livros antigos com elementos tecnológicos que temos hoje em dia. O único problema foi tratar o Google como o centro de tudo que estava ligado a tecnologia, parece até propaganda.
O livro é narrado em primeira pessoa pelo Clay e ele é o responsável por nos levar junto nessa aventura na livraria do Mr. Penumbra. E são esses dois personagens que ao longo do livro passam uma mensagem legal de que a tecnologia não veio para tomar o lugar de costumes antigos, mas sim para complementar e melhorar o que já existe.
De fato um dos grandes acertos do autor foram os personagens bem construídos e que conseguem te cativar.
Esse é um exemplo da “literatura de entretenimento”, ou seja, não é uma obra-prima, mas vai cumprir seu papel e conseguir te proporcionar algumas horas de distração. Recomendo a leitura principalmente para quem gosta de livros, tecnologia, RPG, fantasias e coisas desse tipo.

Um trecho do livro:
“Penumbra não parece dar muita atenção ás listas de best-sellers. Seu acervo é eclético. Não há indicio de padrão ou objetivo além de, imagino, seu próprio gosto pessoal. Então, não há adolescentes feiticeiros nem vampiros policiais aqui. É uma pena, pois é exatamente o tipo de loja que dá vontade de comprar um livro sobre um mago adolescente. É o tipo de loja que faz você querer ser um mago adolescente.”

Acrescente A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra na sua lista do Skoob

5 comentários:

  1. Oie ;)

    Sinceramente esse livro me decepcionou demais porque esperava muita coisa dele no começo e depois com aquela estória de tecnologia credo, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Apesar dos pesares, me interessei pelo livro. O negócio é adicionar no Skoob e ler quando for possível ^_^

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser bem interessante !A capa dele é muiito legal !E com esse resenha me deu mais vontade ainda de lê-lo !Já que eu acho interessante esse negícios de enigmas ,RPG ou coisas do tipo !

    ResponderExcluir
  4. Eu sou louca pra ler esse livro e sua resenha só me deu mais vontade *-*

    ResponderExcluir
  5. Que legal o próprio livro é um mistério,adorei a estória e fiquei bem curiosa a respeito.

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo