#Resenha - O Projeto Rosie

terça-feira, 23 de julho de 2013

Ficha Técnica:
Livro: O Projeto Rosie
Autor: Graeme Simsion
Editora: Record
ISBN: 9788501402219
Páginas: 320
Comprar: Aqui! 

Minha Opinião:
Don Tillman, 39 anos, tão bonito quanto Gregory Peck, é professor de genética e nunca teve uma namorada. Ele é praticamente neurótico com o tempo, cada minuto do seu dia é contado e planejado visando o menor desperdício de tempo. (Lembra bastante o Sheldon de TBBT)
Para ele qualquer atividade que não esteja programada no seu estrito cronograma de atividades é uma maneira de “atirar sua vida ao caos”.
Acostumado com a rejeição feminina um dia ele teve uma ideia para reverter essa situação, ele decidiu criar um questionário com o propósito deencontrar a parceira perfeita sem ter que perder tempo com inúmeros encontros desnecessários. Seria uma solução eficaz para deixar de ser solteiro, afinal pelas estatísticas homens casados são mais felizes e vivem mais.
Resolveu então nomear sua ideia como “O Projeto Esposa” que contava com 16 páginas frente e verso com perguntas.
Geme, um dos poucos amigos de Don, resolveu ajudar e escolheu uma candidata para sair com o Don após saber que o amigo classificou como inadequadas as mais de 300 mulheres que responderam o questionário. Essa seria uma forma de “treino” para praticar a interação social.
Como uma ironia Rosie, a escolhida, conseguia ser totalmente o oposto da “parceria perfeita” procurada por Don. Ela fuma, não se exercita, não gosta de matemática, é vegetariana, chega atrasada, é desorganizada, resumindo é totalmente o oposto dele. Mas no fundo ele estava gostando de ter alguém assim para atrapalhar sua rotina. Então a questão é: Será que ele vai deixar a lógica de lado e se deixar levar pela emoção?!
Eu não sabia muito sobre o livro antes de começar a leitura e fiquei feliz por ele ter me surpreendido tanto. É a leitura perfeita para descontrair, tem romance e humor na medida certa. O Don é quem narra a história e apesar de ser totalmente metódico tem um jeitinho que com certeza vai cativar o leitor.
Em alguns pontos a história é um pouco previsível, mas nada que diminua o prazer da leitura. E o autor escreveu o livro de tal maneira que algumas informações são “ocultas” até o final do livro e cabe ao leitor supor certos fatos, o que acaba gerando no final uma grande surpresa.
Originalmente O Projeto Rosie foi escrito como um roteiro cinematográfico e realmente da para imaginar essa história no cinema, então eu pelo menos espero ver um filme baseado no livro.
Uma coisa bem curiosa é que quando eu iniciei a leitura pelo jeito excêntrico e metódico do Don eu achei que a leitura iria ser um pouco cansativa e depois que me caiu a ficha que o autor fez isso para justamente tentar mostrar como o personagem se sente em relação as outras pessoas e criar assim uma empatia entre o leitor e o personagem.
Alguns podem pensar que esse é mais um clichê sobre “os opostos se atraem”, mas podem ler sem medo porque a história passa bem longe disso.
A capa do livro apesar de simples ficou linda e representa bem a história, a tradução/revisão foram bem feitas e sem erros aparentes, as folhas são levemente amareladas e com fonte de bom tamanho.
Recomendo a leitura para quem gosta de romance e quer se divertir.


Acrescente O Projeto Rosie na sua lista do Skoob

4 comentários:

  1. Oie :)

    Nossa estou mais doido ainda para ler esse livro, acho que vou amar, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Já tinha visto o livro por aí, mas não sabia do que a historia se tratava e agora ela me chamou muito atenção. Claro que fica aquele receio de ler algo por alguém que aparentemente eu consideraria insuportável. Mas levado em consideração o que você falou, me deu muita vontade de ler o livro.
    Sua resenha esta ótima.

    http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha! Já estou super afim de ler!

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo