#Resenha - O Livro das Princesas

sábado, 17 de agosto de 2013

Ficha Técnica:
Livro: O Livro das Princesas
Autoras: Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patrícia Barboza
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501403254
Páginas: 288
Comprar: Aqui!

Minha Opinião:
Era uma vez quatro autoras que resolveram escrever uma versão moderna dos contos de fadas, duas delas são brasileiras e as outras duas americanas são internacionalmente conhecidas. Vou tentar falar resumidamente sobre cada história para que vocês possam conhecê-las melhor.
O conto da Meg Cabot é o primeiro e se chama A Modelo e o Monstro, nele conhecemos a famosa modelo Belle Morris que esta de férias com a família em um luxuoso cruzeiro. Da varanda do seu quarto no navio ela acaba vendo um garoto que parece estar triste e acaba o apelidando de “sombrio misterioso”. Ela passa o resto do dia tentando encontrá-lo em algum canto do navio, mas o que ela nem imagina é que esse encontro vai acontecer de maneira inesperada.
O segundo conto é da Paula Pimenta e se chama Princesa Pop, nele conhecemos a protagonista Cintia que após ter alguns problemas familiares foi morar com a sua tia e encontrou no hobby de mixar músicas uma maneira de fugir dos seus problemas e também um trabalho. Ela foi praticamente forçada a participar da festa de 15 anos das suas meias irmãs, mas o que ela não contava é que ela tinha sido contratada para tocar naquela festa e seu pai não poderia reconhecê-la. Ela foi disfarçada de bobo da corte para poder tocar na festa e acabou conhecendo um garoto mascarado chamado Frederico. A única coisa que ela não esperava era que esse garoto simples e interessante com quem ela conversou e o famoso Fredy Prince fosse a mesma pessoa. E ops, saindo correndo da festa para que o seu pai não descobrisse que ela era a DJ que estava tocando acabou derrubando um par do seu all star preto.
O terceiro conto é da Lauren Kate e se chama Eclipse do Unicórnio, nesse conto conhecemos Talia uma moça que foi enfeitiçada por um unicórnio. O anjo do amor tentou ajudá-la e alterou a maldição, com isso ela dormiria até receber o beijo do amor verdadeiro, mas com a condição de que isso acontecesse durante um eclipse com o céu estrelado.
Anos e anos se passaram e conhecemos Percy, um garoto que está indo em uma excursão de um mês para Paris com a turma de francês.  Ele imaginava que a viagem seria entediante, mas lá ele acaba descobrindo um castelo escondido, um unicórnio e acaba entrando em um mundo de magia.
O quarto e último conto é da autora Patrícia Barboza e nele conhecemos a Camila, mais conhecido como Rapunzel. Ela vive com a sua madrinha que apesar de não ser má, é muito controladora. As duas moram em um apartamento no 12º andar, local esse que Camila apelidou de torre.
Aos onze anos ela ficou doente e sua madrinha fez uma promessa de que se ela se curasse seu cabelo não seria cortado até os 15 anos, foi então que surgiu o apelido de Rapunzel.
Camila sonha em ser uma pop star mais sua madrinha não aprovaria essa ideia, já que a considera muito nova e acha que seu único foco tem que ser nos estudos. Então para não ir contra sua madrinha ela se disfarça e publica vídeos no youtube com o nome de Mila Tower e claro que para isso ela tem a ajuda de um amigo... mas será mesmo que é só um amigo?! O que eu posso dizer é que vocês podem esperar por um triangulo amoroso.

Bom galerinha eu achei a proposta desse livro muito legal, as autoras pegaram histórias clássicas e as trouxeram para nossa realidade atual. Na minha opinião somente a história da Lauren Kate que ficou muito ligada aos contos de fadas e por isso não conseguiu dar o toque de realidade que as outras três possuem.
O livro conseguiu me surpreender e prender minha atenção até o final, foi prazeroso poder ler sobre Bela e a Fera, Cinderela, Bela Adormecida e a Rapunzel de uma maneira que eu nunca imaginei.
O conto da Meg Cabot foi o que eu mais gostei, lembra bastante o filme Beastly - A Fera (2011), mas o diferencial foi ela ter criado esse contraste entre a modelo e o rapaz que sofre de uma doença grave. Além de tudo a autora ainda consegue ao longo do conto falar sobre o problema das pessoas “julgarem pela aparência”.
E com certeza a releitura mais fiel e ao mesmo tempo criativa foi a da Paula Pimenta, a Cintia é tão carismática que é impossível não se apegar a ela e começar a torcer para que no final tudo de certo (apesar de você já saber que vai dar hahah).
Exceto pelo conto da Lauren, os outros causam no leitor uma sensação de que todos os acontecimentos presentes ali poderiam sair do papel e acontecer com qualquer menina normal. Realmente por conta disso as autoras brasileiras (em especial) sem dúvidas se superaram e conseguiram me impressionar, fizeram o que foi proposto e com excelência.
A capa criada pela Galera Record ficou linda demais, de fato conseguiu representar perfeitamente os detalhes importantes de cada conto. E o capricho na edição não parou por ai, no inicio de cada conto tem uma ilustração e ficaram tão legais que eu acho que poderia ter mais ao decorrer do livro.
Vale lembrar que esse livro foi lançamento especialmente aqui no Brasil e esta fazendo tanto sucesso entre os leitores que parece que vai rolar um segundo volume com novas princesas. O que me resta é torcer para que seja verdade.
Por fim não posso esquecer de dizer que quem ler o livro vai encontrar logo no inicio uma mensagem de uma outra princesa a Mia Thermopolis. Pois é pessoal se até ela gostou do livro é claro que eu recomendo a leitura.

Acrescente O Livro das Princesas na sua lista do Skoob

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. gnt que coisa mais linda, fiquei imaginando a historia da Paula..... amo a escrita dela.

    ResponderExcluir
  3. Que capa mais fofa!!
    Super curiosa com o conto da Meg e da Paula!

    Devem ser uma graça esses contos *.*

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. oHHH Fui na tarde de autógrafo desse book, mas ainda não tive tempo para leitura.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Achei o livro bem bacana. Não é uma leitura que me agrada muito, mas seria um dos livros que eu escolheria para dar de presente para a minha namorada (que ama ler).

    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu quero muito ler esse livro, adorei os contos, só acho que o conto da Lauren não faz muito meu estilo, mas enfim, com certeza é muito bom também...Paula Pimenta e Patricia Barboza arrasando hein! Seria mesmo bem legal um segundo livro com as outras princesas, quem sabe né! :)

    ResponderExcluir
  7. Eu quero muito!!!!
    Primeiro, amo contos de fada!! Amo!! Segundo, gosto das autoras e me apaixonei pela capa!!
    A resenha só me deixou ainda mais curiosa!!

    ResponderExcluir
  8. Gente, lembro que me apaixonei pelo livro ao ver o time de autores!
    Como sempre, a Galera querendo me fazer endoidar aqui por um livro! rs
    A história inicialmente parece bem conto de fadas para meninas, mas e daí? Amamos assim mesmo! <3
    Eu li até uma parte a resenha porque realmente não gosto de ver nada sobre o livro. Sempre acabo vendo algum spoiler. '-'

    ResponderExcluir
  9. Meeeeu Deus, fiquei curiosíssima para lê-lo agoooora mesmo!!!!!!
    Adoooro histórias de conto de fadas, acho que já li todos os clássicos infantis e mais um pouco, rsrsrs
    AAAAh, quero muito esse livro, não só pelas releituras dos contos de fadas, mas também, por ter autoras brasileiras envolvidas, que aliás, estão nos dando um orgulho imenso, não é mesmo? Espero ler esse logo, já vai pra minha wishlist!!!! bjosss

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo