#Resenha - Rin Tin Tin A Vida e a Lenda

terça-feira, 13 de agosto de 2013


Ficha Técnica:
Livro: Rin Tin Tin A Vida e a Lenda
Autora: Susan Orlean
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859066
Páginas: 308
Comprar: Aqui!


Minha Opinião:
Todo mundo pelo menos já ouviu falar no Rin Tin Tin, o pastor-alemão que se tornou um astro do cinema. Seu dono Lee Duncan com certeza concordaria com o ditado que diz que o cão é o melhor amigo do homem.
Lee teve momentos difíceis durante a sua infância e esses acontecimentos o transformaram em um homem que preferia estar/viver sozinho. E foi durante a primeira guerra mundial que ele passou a ter uma companhia, após encontrar uma fêmea e 5 filhotes de pastor-alemão em campo inimigo. Não tendo condições de cuidar de todos em meio a guerra ele ficou com apenas dois filhos, uma fêmea e um macho, que receberam o nome de um casal de namorados que sobreviveram a um bombardeio. Para Lee esses nomes trariam sorte, Rin Tin Tin e Nanette.
Após retornar da guerra Nanette adoeceu e morreu, Lee continuou com Rin Tin Tin e sua ideia inicial era cruzá-lo com uma fêmea da mesma raça e conseguir assim vender alguns filhotes.
Mas depois que Rin Tin Tin saltou quase 3,60 metros e ganhou uma competição as ideias de Lee mudaram, ele ficou vidrado com a possibilidade de transformar seu cão em um astro de Hollywood.
E foi a partir dessa ideia que a imagem de Rin Tin Tin ficou eternizada e mesmo após sua morte seguiu fazendo sucesso através de seus descendentes que levaram em frente seu legado.
Esse livro é encantador porque além de mostrar a trajetória da lenda que foi o Rin Tin Tin, também mostra o amor de um dono pelo seu cão.
Apesar de ser uma biografia a maior parte da história é contada de maneira rápida e envolvente, onde a autora consegue mesclar histórias do passado com relatos de momentos que ela presenciou enquanto pesquisava para escrever o livro. Somente em algumas partes onde houve relatos da guerra que Lee participou a leitura se tornou um pouco cansativa, mas isso aconteceu somente no começo do livro.
Quem é fã do Rin Tin Tin após ler o livro vai se tornar também fã de Lee, que tem uma emocionante história de vida. Ele gostava de estar/viver sozinho e a única companhia que interessava era a dos animais. Ele sempre se importou muito com eles.
O livro é dividido em partes e pequenos capítulos. Em alguns momentos senti falta de mais imagens para ilustrar a história. O livro tem sim algumas imagens, mas são poucas.
Além de tudo a história consegue passar algumas lições de vida que são capazes de te fazer refletir. E a narrativa da autora Susan, consegue te fazer viajar no tempo junto com ela e imaginar todos os acontecimentos descritos. Você viaja no século 20 vendo o crescimento da indústria do entretenimento, como os animais começaram a participar do cinema e acompanha a mudança de status dos cães que antes eram ajudantes em fazendas ou até mesmo na guerra e depois se tornaram membros das famílias.
E para completar a obra, a editora Valentina realizou um incrível trabalho na diagramação do livro que tem marcas de patinhas de cachorro nas páginas.
Recomendo a leitura para quem deseja conhecer realmente a vida e a lenda sobre Rin Tin Tin.

Um trecho do livro:
“O prazer de Lee era o seu cachorro. Pelo que se deduz de seus cadernos, tinha poucos amigos, nenhum interesse por garotas e hobby algum que não incluísse o seu cão.”

Acrescente Rin Tin Tin A Vida e a Lenda na sua lista do Skoob

6 comentários:

  1. Oie :)

    Nossa eu tenho muita vontade de ler esse livro porque tenho certeza de que me encantarei com essa estória, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Tou com muita vontade de ler Rin Tin Tin, acho que vou me emocionar bastante. Gosto muito de livros com animais, tanto que chorei um mar lendo Marley e Eu.

    ResponderExcluir
  3. A Editora Valentina está surpreendendo positivamente com suas publicações...mais um livro que eu vou ler com certeza, a historia é linda e se tratando de uma biografia contada de uma forma que não é cansativa, com certeza me chamou mais atenção...histórias com animais ou crianças, sempre me emocionam muito! Parabéns pela resenha! :)

    ResponderExcluir
  4. Eu não tenho vontade de ler esse livro...
    É difícil eu me interessar por um livro de animais.

    ResponderExcluir
  5. Eu já ouvi falar muitoooo do Rin Tin Tin, mas não conheço bem a história dele.
    Se tiver a oportunidade, gostaria sim de ler esse livro, parece muito bacana! Adoro história com animais, ainda mais com cachorros *---*

    ResponderExcluir
  6. O livro é apaixonante e revelador sobre o cão e o mito. Lapso da autora: não explicou como soube que o túmulo de Rinty estava em Paris e como podia estar certa de que esse túmulo era autêntico. Luiz.

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo