#Resenha - Vou lhe Mostrar o Medo

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Ficha Técnica:
Livro: Vou lhe Mostrar oMedo
Autor: Nikolaj Frobenius
Editora: Geração
ISBN: 9788581301099
Páginas: 296
Comprar: Aqui!


Minha Opinião:
Nesse livro conhecemos a história do célebre poeta e autor de histórias de terror Edgar Allan Poe, acompanhamos vários momentos marcantes da sua vida desde a sua infância. Com um misto de informações históricas e outras imaginárias acabamos nos envolvendo na história e conhecemos o crítico literário Rufus Griswold e Samuel Reynolds um escravo dos pais adotivos de Poe e também um grande aficionado pelas histórias do autor.
Poe ainda jovem se vê com sérios problemas: pobreza e a falta de oportunidade de trabalho, a enfermidade de sua esposa, um crítico literário que ao mesmo tempo em que admira seu trabalho também quer sabotá-lo e por fim um maníaco que vem cometendo assassinatos macabros inspirados pelos seus escritos.
Que a vida de Poe é cercada de mistérios já deu para perceber, agora resta saber se eles vão ter uma explicação.

Preciso dizer logo de cara que a maneira como os personagens foram desenvolvidos é o diferencial desse livro. O autor conseguiu criá-los com personalidades tão peculiares e perturbadoras que todo o enredo parece girar em torno disso. E tudo é tão bem explicado que eu me senti dentro da mente dos personagens, fazendo parte de toda essa loucura.
E o autor parece ter estudado bastante sobre o Edgar já que o livro é bem fiel aos acontecimentos da sua vida, parece até uma biografia. E ainda assim com uma história rica em detalhes verdadeiros sobre a vida de Poe a leitura não se torna cansativa, isso porque vai desenrolando também o mistério dos assassinatos.
Aliás, eu achei muito criativo a ideia do autor de criar um assassino que é tão fascinado pelo trabalho do Poe que acaba transformando em realidade tudo o que é escrito.
O livro consegue se assemelhar bastante com a escrita de Poe trazendo um suspense psicológico capaz de prender o leitor por várias horas. E destaca o comportamento humano por meio das relações entre Poe, Rufus e Samuel que são um misto de fascínio, obsessão e ódio. Além de mostrar nas entrelinhas que as vezes um autor poder ser mal interpretado e então isso gera reações inesperadas e as vezes destrutivas, por exemplo, os assassinatos.
A editora realizou um ótimo trabalho em relação à revisão e diagramação. E a capa foi muito bem desenvolvida, tem um ar macabro e ainda consegue fazer alusão aos trabalhos de Poe.
Esse livro é mais detalhado e por isso tem um ritmo mais lento e talvez não agrade a todos os leitores, mas é uma ótima leitura para os fãs de Poe. Recomendo! Ah e se você não sabe nada sobre o Edgar Allan Poe e ainda assim quer ler o livro, faça uma pesquisa sobre ele antes, assim vai ser mais fácil entender o que é real ou não.

Acrescente Vou lhe Mostrar o Medo na sua lista do Skoob

Curiosidades sobre o livro: 
Recentemente foi plagiado numa adaptação para o cinema intitulada O Corvo;
Inspirou a série The Following;
Foi traduzido para dez idiomas.

8 comentários:

  1. Que legal! Gostei desse livro, já! rsrs...
    Estou estudando sobre o Poe, e acho que seria interessante lê-lo!
    Sendo baseado em fatos reais de sua vida, há de trazer várias informações valiosas para os fãs, vistas de outro ângulo, pelo o autor. Fiquei curiosa! E a capa é bem sombria, rsrs...

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha, adoro os contos de Edgar Allan Poe, e um livro que conta sua vida parece ser extremamente empolgante e triste. Este sem dúvida é um daqueles livros que preciso ler!

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li nada do autor, mas me parece ser muito interessante esse livro, nunca li nada do tipo e com certeza eu ia adorar, só não curti muito a capa do livro, mas tudo bem.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a idéia de contar a realidade misturada com a ficção, eu não conhecia esse autor, e tb nunca li nada de Edgar Allan Poe, mas gostei de saber que nas paginas do livro vou encontrar um pouco da vida dele, eu não sou muito fã de biografias, por isso acho que essa leitura vai me agradar, por não ser massante, como as vezes a biografia é, tornando a leitura prazerosa, com momentos de tensão e suspense, parabéns pela resenha!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal a idéia de contar a realidade misturada com a ficção, eu não conhecia esse autor, e tb nunca li nada de Edgar Allan Poe, mas gostei de saber que nas paginas do livro vou encontrar um pouco da vida dele, eu não sou muito fã de biografias, por isso acho que essa leitura vai me agradar, por não ser massante, como as vezes a biografia é, tornando a leitura prazerosa, com momentos de tensão e suspense, parabéns pela resenha!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu não li nada do Poe então não me interessei pelo livro... Acho um pouco assustador, não teria coragem de ler rsrs

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nada do Poe, mas gostei muito da resenha e da sinopse!! O título do livro é muito interessante!!
    Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  8. Sabe que eu achei que fosse alguma coletanea de contos do Poe? hehe

    Adoro tudo o que ele escreve, mas mesmo sendo 'a respeito dele'..Eu pretendo escrever!

    Espero mesmo que a escrita se assmelhe à do Poe...Foi pra listinha de desejados =P

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo