#Curiosidade - Idiomas Fictícios

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Muitos livros, filmes, seriados e jogos apostam na criação de um novo idioma para dar um ar mais realista ao seu universo fictício. E às vezes esses idiomas se transformam em algo real, praticado por uma legião de fãs que procuram assim se sentir mais próximos do universo que eles tanto gostam. Então pesquisando eu achei uma lista com os idiomas fictícios mais conhecidos:

Klingon – Jornada nas Estrelas
É um idioma criado pelo linguista Marc Okrand para os filmes baseados na série americana de televisão Star Trek. Alguns fãs da série estudaram e aprenderam a falar fluentemente a língua, e existem pelo menos três publicações em Klingon.
 

Quenya e Sindarin – O Hobbit/O Senhor dos Anéis
As duas línguas élficas da Terra Média tiveram suas origens em idiomas falados atualmente. A primeira é baseada na fonética do finlandês, enquanto a segunda traz sua estrutura no galês, ambas criadas por Tolkien. Com um simples “click”, é possível encontrar vários dicionários sobre esse sistema élfico de se comunicar.


Na’vi – Avatar
Criada por Paul Frommer, um professor universitário da University of Southern California com doutorado em linguística. Na’vi foi construída para se ajustar ao conceito do diretor James Cameron de como o idioma deveria soar no filme, para poder ser realmente aprendida pelos personagens humanos do filme.
Em português, para quem quiser se arriscar existe um curso de 50 horas oferecido gratuitamente, que até garante diploma, no site.


Dothraki – Game of Thrones
Foi criada por David J. Peterson para a série Game of Thrones. O dothraki foi projetado para se adaptar à concepção original do idioma de George R. R. Martin, com base nas poucas frases e palavras presentes nos livros originais do autor.
O site mais confiável para quem quer aprender é o http://www.dothraki.com/, mantido pelo próprio David.

Simlish – The Sims
Esta é na verdade um conjunto improvisado de sons, apesar deles apresentarem considerável consistência. Alega-se que a língua foi criada baseada na fonética presente em idioma falados nas Filipinas. Além de sua presença nos jogos eletrônicos, alguns grandes músicos e bandas famosas chegaram a gravar músicas utilizando-se dos sons desta língua.

Ofidioglossia – Harry Potter
Língua exclusiva para os descendentes de Salazar Sonserina, os únicos capazes de falar o idioma no filme são aquele-você-sabe-quem e Harry, que tem uma parte de Tom Riddle vivendo dentro dele.


Bom, existem muitos outros idiomas fictícios por ai então comentem quais vocês gostariam de aprender.


12 comentários:

  1. Oi!!
    Nossa que post curioso este... Já tinha visto uma reportagem na televisão também, mas era sobre a língua falada em Avatar, e não imaginava que existia tantas outras!!Curioso... Mas isto é amor de fã... Acho que gostaria de aprender sobre a língua Ofidioglossia .
    Bjuss

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post, uma língua própria deixa tudo com um ar mais interessante. sempre quis aprender a língua do Star Trek, um dia consigo

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante interessante esse post!
    Desses livros só li os do Tolkien, mas não sou fã o suficiente pra tentar aprender a língua rs.
    beijos :)

    ResponderExcluir
  4. *-* Acho que nunca vi um post desse tipo. Parabéns pela escolha. Gosto de todas as línguas, mas as que eu gostaria de saber falar é a Dothraki e a Ofidioglossia. haha. Beijos.
    http://desventurasembooks.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu vivia imitando o Harry na hora de abrir o portal! haha Até minha mãe decorou o trecho!
    Comecei a estudar a língua élfica de Senhor dos anéis, mas desisti x.x
    Vou dar uma olhada em Na'vi e Dothraki *----*

    ResponderExcluir
  6. Ah, o Tolkien é o 'Deus' dos idiomas ficticios...Desde que era criança, ele inventava idiomas estranhos...Sò foi aperfeiçoando com o tempo hehe

    ResponderExcluir
  7. Harry Potter! SHAUSHAUSHUAHU Lembro que toda vez que assisto ao filme eu "falo" ou pelo menos tento falar o mesmo que o Harry KKKKKKKKKKKKKKKKKK sai umas coisas esquisitas, mas pra mim é a minha língua das cobras HAUSHAUSHUASHUH XX J.

    ResponderExcluir
  8. UAU! Que legal =D Nunca parei para pensar nas línguas "estranhas" que encontramos nos livro haha E o melhor é que exite um jeito de aprendê-las!
    Achei a mais legal a dos Na'vi e a de HP, claro hehe
    Adorei o post!

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Otimo post, queria saber falar Klingon e Dothraki :)

    ResponderExcluir
  10. É claro que eu gostaria de aprender a língua das cobras assim como Harry. Ia ser muito legal um mundo só com a Ofidioglossia!

    ResponderExcluir
  11. OMG!! Eu quero aprender Na'vi !! Eu não sabia que tinha um curso que ensinava e ainda dava certificado!
    Vou correndo ver como é !! *---*

    ResponderExcluir
  12. Eu queria ser ofidioglota, kkkk porque como fã de HP tenho que entender o que se passa na CÂmara Secreta e tal... Mas né, nem meu inglês está fluente ainda, aiiiieee... Acho difícil, talvez depois de assistir e assistir os filmes dezenas de vezes não consigo né? O jeito é tentar!! rs >.<

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo