#Entrevista - Vinicius Eugenio

terça-feira, 17 de setembro de 2013



Olá Pessoal, tudo bem? Hoje trago para vocês uma entrevista com o Vinicius Eugenio autor do livro O Carpinteiro do Universo que foi lançado esse mês. Espero que gostem!




Poderia se apresentar para os leitores do Blog?
Sou estudante de Ciências Sociais, porém já tive outras experiências universitárias (Propaganda & Marketing, Química, Gestão Publica), nunca me enquadrei no método convencional de ensino, mas o mercado exige, então vamos lá....rs
Na vida profissional também tive oportunidade de conhecer muita coisa, comecei a trabalhar com 13 anos, fui de garçom á diretor de um Instituto de Ensino Profissionalizante.
Sempre tive muita facilidade em progredir nos empregos, porém sempre me faltava algo, a mesma facilidade que tinha para progredir, tinha para largar tudo e começar de novo, acredito que eu goste mais da escalada do que o Cume da Montanha.
Não me enquadro ao método convencional de trabalho, me importo mais em servir do que ganhar (Minha esposa detesta essa parte).
Aproximadamente a três anos atrás, resolvi trabalhar na Central de Ambulâncias (192) da minha cidade, lá eu consegui aliar um trabalho totalmente sem rotina, emocionante e gratificante, onde eu poderia realmente servir e ajudar o próximo, outro objetivo era poder conhecer um novo lado do ser humano, poder acompanhar as pessoas em situações totalmente fora do normal,  pude acompanhar com uma ótica diferente, pude estar no mesmo “nível” social (não era um médico, ou um político, ou um assistente social, era simplesmente o Motorista da Ambulância) isso facilitou muito no meu estudo sobre o comportamento (que usaria no futuro como base do livro). Bom, na questão ideológica, fui de padre a punk, conheci e vivenciei diversas “tribos”, hoje sou o que sou, sei que nada sei, e ta bom do jeito que ta....rs Sou casado, tenho 3 filhos, tenho 26 anos. Gostaria muito de continuar falando sobre mim, porem é uma longa curta historia.

Quando surgiu a ideia de escrever O Carpinteiro do Universo?
Desde muito jovem, ficava procurando respostas para as questões mais simples sobre a vida, a cada resposta obtida, encontrava um monte de outras perguntas. Comecei a reparar em volta que vivemos em uma sociedade “robotizada”, vi que nossas ações racionais, na realidade não passa de ações instintivas e de auto-preservação, foi quando entrei para trabalhar na Ambulância, comecei a tirar minhas primeiras conclusões sobre nosso comportamento. Partindo daí comecei escrever alguns artigos sobre comportamento humano, e publicar de forma anônima, afim de discutir sobre assunto, obtive um retorno satisfatório, a partir daí comecei a trabalhar os artigos para se tornar um livro, o grande desafio não é começar e sim concluir o livro, pois quando começa, não conseguimos parar, tive que pensar também no fato de ser o primeiro livro, então me preocupei em usar argumentos fáceis de serem contestados, dexei de lado o padrão literário técnico e parti para liberdade de reflexão, o carpinteiro do universo é isso, é um livro de reflexão, é um estimulo para pensar, agora estou trabalho na sequência (que faz parte do mesmo livro, porem dividi em algumas partes), chamará “A Pirâmide” nele iremos trabalhar mais a parte da Antropologia e Sociologia mesmo e assim por diante, após abrir a mente com o Carpinteiro do Universo, vamos fazer mais algumas viagens, porem em assuntos mais específicos.

Quais são seus autores favoritos?
Não consigo classificar um favorito, pois nossa vida é composta por fases, então a cada momento tem um favorito. Pensando bem, vou colocar como favorito aqueles que me despertaram o prazer de ler, como o Pedro Bandeira (com os livros dos Karas), Wilson Rocha na minha infância me ajudou a pegar gosto por livros, Barbara Cartland teve uma importância única na minha vida, Jostein Gaarder me inspirou muito também, Dante Alighieri sem duvida foi o mais importante no desenvolvimento da minha inquietação. Enfim coloquei aqui os mais importantes na minha vida, porem os favoritos é muito difícil classificar.

Quando você descobriu essa sua veia de escritor e de onde veio a sua inspiração?
Ainda não descobri essa minha veia de escritor....rsrs Nunca estive entre os melhores alunos de Português, minhas redações nunca tiveram as melhores notas, nunca me enquadrei no convencional... talvez a obrigação de escrever me fazia detestar escrever.
Comecei escrevendo comentários em blogs, depois comecei montando Artigos para um blog próprio, depois artigos sobre política para os jornais locais, escrevia algumas matérias também, porem foi uma evolução natural, foi a forma em que obtive a minha real liberdade, escrever é libertar a mente, infelizmente as escolas não ensinam isso.

Quais são as mensagens que seu livro transmite ao leitor?
Não aceite nada sem antes questionar, ler livros, não ter faz melhor, interpretá-los e questioná-los sim.

Existe algum projeto de livro novo em mente?
Sim, O Carpinteiro do Universo é uma parte de um trabalho bem mais complexo, digamos que ele é somente para aquecer, serve também para filtrar o meu publico. Em breve o segundo da serie já estará pronto “ A Pirâmide”.

Agora algumas perguntinhas rápidas:
Um livro: O Universo Numa Casca de Noz
Um autor: John Boyne
Uma música: O Carpinteiro do Universo – Raul Seixas...rsrs
Um filme: Cidade dos Anjos
Uma frase: Ser Normal é Meta dos Fracassados (Carl Jung)
Um sonho: A Paz Mundial (Bem Miss Universo heim....rs)

Para finalizar: gostaria de deixar algum recado para os leitores do blog?
Bom galera, foi difícil pra mim responder as perguntas, não gosto muito de falar sobre mim, prefiro falar sobre ideias, prefiro debater assuntos “chatos” como política e religião. Mas espero que tenha esclarecido um pouco mais sobre mim. Um Abraço a todos!! 

Links úteis:
Pagina no Face do livro:
facebook.com/OCarpinteiroDoUniverso

Pagina do Autor:
facebook.com/escritorvinicius

e-mail: vinicius.eugenio@bol.com.br

Blog:
/viniciusamparo.blogspot.com.br

Link para venda do Livro no Mercado Livre:
O Carpinteiro do Universo

Bom galerinha espero que vocês tenham gostado da entrevista e quero agradecer ao autor Vinicius pela atenção que ele teve com o blog.

7 comentários:

  1. "Ler livros, não ter faz melhor, interpretá-los e questioná-los sim." Adorei essa frase! Ainda não conhecia esse livro, vou procurar mais sobre ele.
    Ah invejei essa facilidade dele de começar tudo de novo rs
    Ótima entrevista, beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho o prazer de conhecer este grande cara, sim ele é o Cara , felicidades meu amigo , e que este seja o primeiro de muitos.
    Elaine Bertante

    ResponderExcluir
  3. Essa entrevista está maravilhosa e ele parece ser muito simpático! Não vejo a hora de ter o livro em mão, para desfrutar dessa leitura! *-*
    Parabéns pela iniciativa!!

    ResponderExcluir
  4. "Ler livros, não ter faz melhor, interpretá-los e questioná-los sim."
    Caramba, adorei essa frase!

    Mas confesso que morri foi no "Bem Miss Universo"! kk

    ResponderExcluir
  5. Assim como o autor eu também adoro o filme Cidade dos Anjos, é lindo!
    E nossa, por quantos momentos da carreira você passou ein. Adorei o modo como você se descreveu que não prefere o top da montanha.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei feliz em saber que para ser um escritor nem sempre você precisa tirar 10 nas provas de redação do colégio :p
    Adorei a mensagem que ele passou, é exatamente questionar e interpretar que nos fazem melhor *-*

    ResponderExcluir
  7. Geeeente, mas o quê!!!!!
    Adoreeeei esse cara, kkkkkkkk
    Superfilosófico! ;P
    Deeemais mesmo, quero ler seus livro, logo logo!!!!

    Sensacional, rsrs
    bjussss

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo