#Resenha - Inédito

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Ficha Técnica: 
Livro: Inédito
Autora: Yvonne Venegas
Editora: Editorial RM
ISBN: 9786077515937
Páginas: 112
Comprar: Aqui!


Minha Opinião:
É difícil resenhar um livro de fotografias, então decidi contar um pouco do projeto de criação dele antes de dar minha opinião.
Muita gente deve conhecer a novela Rebelde, principalmente agora que ela voltou a ser transmitida pelo SBT. A fotógrafa Yvonne Venegas foi convidada em 2006 pela Fundação Televisa para documentar os últimos meses de filmagens da novela "Rebelde", assim como parte da turnê do RBD nos Estados Unidos. E no total foram 7 meses de trabalho registrando vários momentos importantes da novela e da banda.
Para conseguir publicar o livro a Yvonne iniciou uma campanha no dia 01 de Maio de 2012 que encerraria no dia 31 do mesmo mês. Durante este período, a meta era arrecadar 25.000 dólares para tornar possível a publicação. E com o apoio dos ex-RBDs durante a campanha e doações de 198 pessoas, Yvonne Venegas conseguiu alcançar e ultrapassar a meta inicial atingindo o valor de $26,348.
A fotógrafa comentou que Inédito é um trabalho que apresenta duas realidades sociais: por um lado mostra o fenômeno formado por Anahí, Dulce María, Maite Perroni, Christian Chávez, Alfonso Herrera e Christopher Uckermann, os quais mostravam um alto nível socioeconômico com seus personagens, por outro lado mostra a realidade por trás do fenômeno.
Sobre as fotografias e o título Inédito a atora afirma:
"Em relação as fotos que tirei durante as filmagens da novela os atores foram muito generosos comigo. Eles receberam a minha câmera como um visitante que não necessitava de tratamento especial ou a atenção que eles costumavam dar as câmaras oficiais. Presentearam-me com os seus momentos de cansaço, pensativos, emotivos, às vezes tediosos.
O título é INÉDITO, porque já faz quase seis anos que está guardado em arquivo, mas também se chama Inédito porque as imagens e situações não foram manipuladas, como geralmente são as imagens oficiais."
Bom, o livro que eu tenho aqui é a edição em espanhol e o tamanho dele é um pouquinho maior que uma folha A4. Ele é hardcover, ou seja, tem a capa dura e possui uma capa protetora em volta dele.
Antes das fotos ele possui uma introdução escrita pela Yvonne que tem a versão em espanhol e em inglês. Nessa introdução ela fala um pouco sobre como começou o projeto.
As fotos têm aproximadamente o tamanho de 18,5 x 23,5cm e tem a informação no final do livro que ele terminou de ser impresso em outubro de 2012 na China e a tiragem foi de 2 mil exemplares (acho que foi a primeira tiragem).
A qualidade das imagens é perfeita e impressiona, não sei se foi apenas no meu exemplar, mas em algumas páginas tem imagens na frente e no verso, em outras tem somente na frente e o verso fica em branco.
Com relação ao conteúdo das fotos apenas uma ou duas que ja estavam disponíveis na internet a um bom tempo atrás, o resto são realmente exclusivas mostrando os bastidores da novela e da turnê. Mas acredito que poderia ter sido colocado mais fotos no livro, ou talvez, a Yvonne possa lançar um Inédito parte II (Quem sabe né?!).
É realmente uma edição que todo fã deveria ter em casa, e por causa disso eu pesquisei sobre a venda dele aqui no Brasil e o encontrei somente no mercado livre sendo uma versão importada e com um preço não muito acessível.

Facebook Inédito - Yvonne Venegas
Quem quiser saber um pouco mais sobre o  livro abaixo vou deixar algumas fotos que fazem parte dele:


 

6 comentários:

  1. Eu sou fã de RBD!!! Desde a época que começou a passar no SBT.
    Eu nem tava sabendo desse livro. Hooje em dia as pessoas nem tem comentando tanto quanto antigamente que era um febre. Agora eu vou correr atrás dele para ter o meu!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, deve ser muito LINDO <3 Eu adorava rebelde (ainda adoro né). Se não fosse tão caro, eu iria comprar com certeza. #a #falida

    ResponderExcluir
  3. Não sou fã de RBD mas até gostei da ideia da autora publicar um livro com algumas fotos inéditas. Pelo que você falou eu também vou ficar na expectativa para quem sabe ter outro livro com mais fotos. Quero muito ter um *-*

    ResponderExcluir
  4. AWWWWWWWWWWWWWWN COMO EU QUERO VER ESSAS FOTOS, COMO FÃ DESDE A PRIMEIRA VEZ QUE O SBT PASSOU A NOVELA, EU REALMENTE PRECISO DESSE LIVRO.

    ResponderExcluir
  5. Que incrível demais!! Nossa Rebelde marcou minha adolescência e ditou moda e música. Confesso que semana dei uma " espiadinha" pra matar a saudade desta novela que era realmente demais =)
    Ótimo livro pra quem é fã mesmo!!

    ResponderExcluir
  6. Não sou fã da Rebelde, porém achei interessantíssima a ideia!
    Com certeza um presentão para os fãs!
    Sem contar, que fotos inéditas deve ser maravilhosas, "pegar" os momentos mais diversos e naturais dos atores, muito legal!

    Queria um livro desse, só que com fotos do Elvis Presley *-----* <3 rsrs...

    bjussss

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo