#Resenha - O Diário dos Beatles

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Ficha Técnica:
Livro: O Diário dos Beatles
Autor: Barry Miles
Editora: Madras
ISBN: 9788537006146
Páginas: 380
Comprar: Aqui!

Paul McCartney reconhece que foi Barry Miles que o introduziu à cena avant-garde londrina. Foi também em seu apartamento em Londres que McCartney teve o primeiro contato com o escritor William Burroughs, com os poetas beat e com a música experimental. A coleção de discos de jazz de Miles, que continha o que havia de mais atual na época, teve grande influência no desenvolvimento musical dos Beatles. Quando Barry decidiu ser um dos fundadores do jornal underground International Times, McCartney o apoiou. Miles foi diretor da Zapple, selo de música experimental da Apple, e contribuiu com a revista NME e várias publicações underground. Suas anotações e arquivos mantidos durante os turbulentos anos de 1960 são a base de O Diário dos Beatles - a mais completa história dos bastidores do rocknroll.


Minha Opinião:
Como o conteúdo do livro é muito extenso e eu não quero falar de mais e estragar o prazer que essa leitura vai proporcionar aos fãs da banda, eu vou apenas dar a minha opinião sobre o conteúdo em geral.
Esse livro sem dúvidas é o melhor sobre os Beatles, além de ser o mais completo quando o assunto é quantidade de informações. E saber que ele foi escrito pelo Barry Miles que fez parte do círculo íntimo dos Beatles nos anos 1960 e era sócio da Indica Books and Gallery, livraria cujo primeiro cliente foi o Paul McCartney e onde John Lennon encontrou pela primeira vez Yoko Ono contribui para a certeza de que o conteúdo é de qualidade.
O conteúdo é super detalhado, possui: cronologia dos shows, locais das apresentações, declarações dos membros da banda, datas memoráveis e inúmeras fotos (coloridas e em preto e branco). Barry teve acesso a muitas informações e não deixou escapar nenhuma, ele conta desde como era a rotina da banda, as brigas entre eles, viagens, programas que eles participaram até fatos da vida pessoal de cada integrante (desde seu nascimento). Realmente o livro faz jus ao seu nome, porque parece mesmo um diário da vida dos integrantes da banda pelo tanto de detalhes que o leitor tem a oportunidade de conferir.
A editora Madras realizou um trabalho incrível com esse livro, é um item indispensável para os fãs e a única coisa que eu melhoraria é a capa porque uma edição como essa merece uma capa dura para ficar perfeito.
Uma coisa que eu achei legal é que ao longo do livro tem sempre citações dos Beatles, sempre com uma fonte diferente para chamar a atenção do leitor. E falando em fonte a edição do livro abusou delas, com diversos tamanhos e formatações.
São tantas curiosidades para ler que é difícil não se envolver, logo no inicio encontrei nos Agradecimentos o relato de como Barry conheceu os Beatles.
O livro abrange 30 anos, então o conteúdo é separado por ano e dia formando uma super linha do tempo. E junto com isso tem algumas caixas de texto, citações e fotos para complementar.
Com certeza o guia vai trazer algumas (ou muitas) informações que você desconhecia, então recomendo a leitura para você que quer conhecer mais sobre esse fenômeno da música.

Por fim para vocês terem noção de como o conteúdo do livro é realmente detalhado vou deixar alguns trechos abaixo:

"1963
25 de março Os Beatles passam o dia sendo fotografados e filmadas por Dezo Hoffmann.

28 de abril
George, Paul e Ringo viajam para Santa Cruz de Tenerife, nas Ilhas Canárias, onde passam 12 dias de férias.

3 de julho
A apresentação dos Beatles no Steppin’ Out é transmitida pela BBC Radio.

18 de junho
Para a festa de aniversário de 12 anos de Paul, uma tenda é montada no jardim da casa de Tia Jin, em Dinas Lane, n. 147, em Huyton.

4 de julho
Os Beatles, acompanhados por Peter, irmão de Jane Asher, assistem aos Rolling Stones no Scene Club, no Soho.

6 de agosto
Os Beatles relaxam andando de kart e nadando. Foi em Channel Islands que John encontrou-se novamente com o escrito Royston Ellis que lhe mostrou como se drogar com polietileno."

Acrescente O Diário dos Beatles na sua lista do Skoob

8 comentários:

  1. Olá!! Apesar de não ser fã da banda, achei muito legal mesmo a ideia deste livro. Uma ótima pedida para os fãs. E claro esta banda é um marco e é sempre bom descobrir coisas novas. Espero poder conferir um dia.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito dos Beatles, apesar de não me considerar fã... Gosto muito dessas biografias! =D

    Mas saber que ela é tããão detalhada assim me dá preguiça de ler. Tipo, que me importa quando quem foi de férias pra onde e quanto tempo ficou lá? xD (a não ser que tenha acontecido algo memorável lá, né...) hehe

    mas a Madras é sempre super caprichosa!

    ResponderExcluir
  3. Não sou tão fã de Beatles assim, mas biografias tão detalhadas, para quem o é, deve ser um prato cheio!
    Tenho uma amiga que morreria de amores! Bom, é um ótimo presente pra ela!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é muito lindo e bom! Comprei para minha amiga de presente, ela amou! Não larga esse livro hahaha

    ResponderExcluir
  5. Eu não gosto de muito de livros estilo biografias. Até gosto dos Beatles mas não é uma leitura que faria no momento.

    ResponderExcluir
  6. Eu sou muito, mas muito fã dos Beatles. Eu só não compro o livro por falta de dinheiro mesmo. Mas eu estou com tanta vontade de ler, isso para mim é tipo um diário, porque diz o que eles fizeram em cada dia.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho muita curiosidade de saber mais sobre eles e a banda. É um livro que com certeza vou querer ler algum dia.

    ResponderExcluir
  8. NECESSITOOOOOO!!!!!!!
    Amooooo biografias de bandas, dos Beatles, então....
    Deve ser um sonho!!!!!!
    Preciso urgentemente!!!!


    bjusss

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo