#Resenha - Fale!

domingo, 20 de outubro de 2013

Ficha Técnica:
Livro: Fale!
Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859073
Páginas: 248
Comprar: Aqui!


Minha Opinião:
Algo realmente desastroso aconteceu na festa que os veteranos fazem todo ano em comemoração a chegada das férisd, isso porque Melinda teve que chamar a polícia e muitos dos seus “colegas” foram presos.
Desde então ela perdeu os poucos amigos que tinha e foi se retraindo em um mundo particular até chegar ao ponto de emudecer e desistir de reagir as coisas que acontecem a ela.
Para ela  é mais fácil não dizer nada, seja na escola ou em casa onde seus pais não tem uma relação muito boa.
 A beira da depressão ou de cometer alguma loucura Melinda encontra um abrigo nas aulas de arte e por meio do seu projeto artístico tentará retomar sua vida e enfrentar seus demônios. O que será que aconteceu naquela festa que se tornou algo assim tão difícil de superar?

Esse é um livro juvenil que passa longe dos clichês que geralmente são tratados nas histórias voltadas para esse público. Ele incentiva a reflexão por parte do leitor e acima de tudo encoraja os jovens a romperem o silêncio e falar.
A autora conseguiu retratar com perfeição através da Melinda a maneira como muitos jovens reagem após passarem por certas situações difíceis. Além disso, ela ainda conseguiu retratar uma segunda visão dos fatos que são os pais de Melinda e a maneira como eles reagem ao comportamento da filha.
Além dos fatos impactantes tratados ao longo do livro, ele ainda apresenta um toque de humor sarcástico que é algo característico em muitos adolescentes.
O que mais me impressionou foi a maneira realista como a autora conseguiu retratar o ensino médio desde os alunos e seus grupinhos até os professores e suas personalidades. Quem já passou ou esta passando por essa fase vai conseguir notar várias semelhanças.
O livro teve uma repercussão positiva tão grande que até virou um filme lançado em 2004 com a Kristen Stewart como a protagonista Melinda. Então é claro que eu recomendo a leitura!
Falando sobre a capa quando eu a vi não me impressionou muito, mas agora ao finalizar a leitura eu entendo que ela tem total ligação com a história.
Por fim preciso recomendar a leitura da entrevista com a autora que se encontra nas últimas páginas do livro, é muito interessante.
Novamente, recomendo a leitura, mas só para reforçar não ache que é somente um romance adolescente porque Fale! vai muito além disso.

Um trecho do livro:
“É mais fácil não dizer nada. Fechar a matraca, passar o zíper, calar o bico. Toda aquela babaquice que você escuta na TV sobre se comunicar e expressar o que sente não passa de uma mentira. Ninguém realmente quer ouvir o que você tem a dizer.”
 
Acrescente Fale! na sua lista do Skoob

12 comentários:

  1. Tem um filme desse livro? Eu não sabia!
    Estou com muita vontade de ler esse livro porque fala de um tema muito comum entre os jovens e adolescentes.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que a capa não está das melhore... Nunca se deve julgar um livro pela capa. Lendo sua resenha simplesmente me apaixonei por este livro!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a organização do seu blog, Amanda.
    Muito bem feito.
    Super curti a resenha e tudo por aqui

    Estou sorteando DEZ livros em ritmo de Halloween, você poderá levar todos para casa.
    Participe!
    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falar do livro.
    Ele realmente parece ser ótimo.
    Estou muito curiosa para ler.
    Parabéns pela resenha =)
    Que você tenha uma ótima semana!!
    Bjuss♥

    ResponderExcluir
  5. Não li ainda o livro mas estou namorando ele a um tempo já. Quero saber como que é essa escrita realista da autora, se ela vai conseguir passar para mim todos esses acontecimentos do ensino médio.

    ResponderExcluir
  6. Não vejo a hora de ler Fale!!! gostei muito da escrita da autora em outro livro que li e gostei muito.Acho um tema forte mas importante que se fale dele nos tempos de hoje, quero ver o filme nem sabia que tinha.
    Eu quis o livro pela capa, depois fui saber do que se tratava, que bom que tem a ver com a história.

    ResponderExcluir
  7. É muito bom esses livros que retratam a realidade, principalmente na adolescência que é um período da vida da gente muito difícil, encarar mudanças não é fácil, ainda mais quando no caso de Melinda, está sozinha, sem o apoio dos pais, estou muito ansiosa pra fazer essa leitura, li em algum lugar que nos EUA ele é recomendado como leitura quase obrigatória nos colégios! Excelente resenha, parabéns! :)

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler este livro!
    Contém características que considero perfeitas: fatos que se aproximem da realidade, um pouco de crueldade e sarcasmo.
    Acredito que há muito a aprender em uma história como a de Melinda.
    Pasma por não saber que tem filme!
    Mas acho que vou ler antes de assistir.
    Beijos!
    http://vanille-vie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ai, sério que não gostou tanto da capa? Eu a achei tão linda em sua simplicidade. E olha que sou uma criatura extremamente chata e exigente com capas, hahaha. Não é a toa que iniciei meu comentário falando a respeito, ploft. De todo o modo, oh céus. Como começar a dizer? Eu estou louca pra ler "Fale". Desde que li a sinopse, desde o lançamento, desde que coloquei os olhos nesse livro. Sério! E, conforme leio resenhas a respeito, eu fico cada vez mais ansiosa. Sei que não vou aguentar mais muito tempo sem adquirir o livro. Isso que dá ser compulsiva, hahaha. Sem dúvidas, essa é uma leitura forte... e, histórias assim merecem um lugar especial em nossa memória, pois são através destas que muitas vezes extraímos as mais importantes lições. Assim que eu ler o livro (espero que em breve), vou procurar o filme para assistir. Dizem que a adaptação é muito boa, e que a emoção é garantida. Beijocas.

    ResponderExcluir
  10. Amei as resenhas desse livro! todas! eu realmente preciso dele!!!!
    bjss

    ResponderExcluir
  11. Ultimamente ando vendo muitos livros, em diversos blogs e a priori, nenhum me chamou muito a atenção. Esse livro foi um deles. Obviamente não devemos julgar um livro sem nem ao menos ler a resenha ou ver a opinião de quem o leu. Sendo assim, resolvi me informar e confesso que despertou meu interesse, me deixou curiosa. Adoro livros que me prendem, que emocionam, que são intensos e aparentemente esse livro transmite essas sensações ao leitor. Muitas pessoas estão elogiando e recomendando. Não tinha conhecimento sobre a adaptação do livro. Futuramente irei lê-lo.

    ResponderExcluir
  12. Nunca liguei esse livro ao filme que a Kristen fez :o Eu realmente acho linda essa capa... Preciso ler.

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo