#Resenha - Os Adoráveis

domingo, 13 de outubro de 2013

Ficha Técnica:
Livro: Os Adoráveis
Autora: Sarra Manning
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581631950
Páginas: 384
Comprar: Aqui!


Minha Opinião:
Jeane Smith é uma garota autêntica, fala e faz o que quer sem se preocupar com o que as outras pessoas vão pensar. Além disso, ela tem um blog famoso chamado Adorkable e isso somado com as redes sociais são outras maneiras dela expressar sua opinião.
Ela é um fenômeno na internet e tem meio milhão de seguidores no Twitter, mas fora do mundo virtual ela é solitária (apesar de negar isso). Não tem uma fama muito boa na escola, se veste mal, vive discutindo com os professores e arrumando confusão.
Eis então que Michael entra em sua vida. Ele é o oposto de Jeane, é o melhor aluno da escola e se da bem com todos. E também diferente de Jeane ele é totalmente dependente da família e faz de tudo para agradá-los.
Tem apenas duas coisas que eles têm em comum: uma é a dupla de “ex” - Scarlett e Barney - que os largaram para ficar juntos, a outra é o ódio que um sente pelo outro. Mas sabem que costumam dizer que apenas um passo separa o ódio do amor.

Os Adoráveis é uma leitura agradável que mostra como é complicada essa fase da adolescência. Porém diferente de muitos livros com o mesmo tema esse aqui conseguiu fugir dos dramas clichês que sempre envolvem a história.
Podemos acompanhar ao longo da história os personagens descobrindo quem realmente são e sem ter medo de assumir e aceitar isso. E não é só o Michael e a Jeane que passam por essa descoberta, a Scarlett, por exemplo, teve uma grande mudança em relação a sua autoconfiança. Com isso da para percebe que os personagens secundários também têm destaque ao longo da história e vão amadurecendo com isso.
E todo esse amadurecimento é algo interessante porque meio que indiretamente a autora mostrou que nessa fase que é a adolescência muitos jovens acabam “moldando” sua personalidade somente para poder se enquadrar ao que os outros acham certo. E ainda assim isso é mostrado sem perder o humor que está presente do começo ao fim do livro.
Apesar de o Michael ser o mocinho “quase” perfeito e simpático quem realmente conseguiu me prender a leitura com seu jeito original e sarcástico foi a Jeane. É impossível não rir com os seus comentário, mas por outro lado, ela às vezes é tão irritante que me fez praticamente perder a paciência durante a leitura hahah.
A narrativa é em primeira pessoa e a autora optou por intercalar o ponto de vista de Jeane e Michael. Eu gosto bastante quando o livro é narrado dessa maneira, principalmente nesse livro que temos dois personagens que vivem em mundos completamente diferentes é bom ver o que cada um pensa ao desenrolar da história.
Outro fato legal é que a autora “trouxe” para a narrativa da Jeane o mundo virtual, então podemos ler tuites, posts e emails dela.
Sobre o título acho que teria sido legal manter o original que é “Adorkable”, e aproveitando para falar da capa eu gostei bastante dela porque conseguiu representar bem o livro. Em relação à diagramação/tradução a Novo Conceito como sempre caprichou bastante.
Enfim recomendo a leitura para quem gosta de romances adolescentes.

Um trecho do livro:
“- É impossível passar pela vida sem que alguém fique com raiva de você. Normalmente, eu não passo uma ora sem que alguém queira me matar, mas são apenas dez minutos desagradáveis que você tem que sofrer antes que possa alcançar as coisas boas.” pág. 78

Acrescente Os Adoráveis na sua lista do Skoob

8 comentários:

  1. Esse livro parece ser muito bom mesmo.

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou com tanta vontade de ler esse livro! Gosto de livros que tratam de amadurecimento de adolescentes sem os famosos clichês, apesar de gostas um pouco às vezes.
    Deve ser realmente um livro adorável :)

    ResponderExcluir
  3. Olá!! Estava louca para ler uma resenha sobre este livro desde seu lançamento!!
    Eu pensava que esse livro seria mais um clichê, mais do mesmo. Vejo que estava bem errada, espero conseguir ler o livro logo porque fiquei animada com o enredo.E amo demais esta capa e estou ansiosa para poder ler o livro!!

    ResponderExcluir
  4. Ameeeeeeeeeeeiiiii a resenha!!!! :D
    A Jeane parece ser bem desajeitada, bem-humorada, original, irônica, e o Michael parece se encaixar nela!!!!
    Amoo romances adolescentes, e olha que já estou passando dessa fase kkkkkkkkkkk'
    Da a entender que os personagens amadureceram e terminaram bem diferentes e mais completos, aiii preciso ler!!! hahahaha....
    bjuss

    ResponderExcluir
  5. Adooorei a resenha e o book trailer.
    Agora mais do que tudo eu desejo ler esse livro.
    A capa é linda, a sinopse é linda, a resenha é linda, o book trailer é lindo...
    Quero conhecer a Jeane e o Michael *---------*

    ResponderExcluir
  6. ja li é muito bom e recomendo que todos leiam!!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tenho visto ótimos comentários a respeito dessa história, e minha curiosidade apenas aumenta com todas essas avaliações positivas. Hahaha. Gostei bastante da proposta do livro, a Jeane aparenta ser o tipo de personagem super divertida em suas trapalhadas, além do mais a enxergo bem excêntrica. E o Michael me passa a impressão de ser até chato de tão certinho. Hahaha. Estou mega ansiosa por essa leitura! Aliás, o booktrailer está demais. Beijocas.

    ResponderExcluir

  8. O enredo desse livro parece ser divertido, além de ser bem atual. Gostei bastante da personalidade da personagem principal, aparenta ser uma garota de atitude, que preza primeiramente seus valores e o que lhe agrada, antes de analisar o que os outros pensam sobre como se veste ou age. Achei interessante o fato de ressaltar que algumas pessoas conseguem se relacionar melhor através da internet do que na vida "real", seja por serem tímidas ou por sentir-se deslocada.

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo