#Resenha - O Chamado do Cuco

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Ficha Técnica:
Livro: O Chamado do Cuco
Autor: Robert Galbraith
Editora: Rocco
ISBN: 9788532528735
Páginas: 448
Comprar: Aqui!


Minha Opinião:
Lula Landry foi adotada pela família Bristow, teve uma adolescência problemática, se envolveu com drogas, descobriu sofrer de um transtorno bipolar e depois de ser descoberta por uma agencia de modelos e ganhar fama sua vida se tornou ainda mais agitada e cheia de problemas.
Quando alguém que tem uma vida como essa morre numa queda de uma sacada da Mayfair coberta de neve, supõe-se que ela tenha cometido suicídio.
Porém mesmo com todas as investigações da polícia indicando que foi realmente um suicídio, o irmão de Lula tem suas dúvidas e contratou o detetive particular Cormoran Strike para rever o caso.
Strike é um veterano de guerra que após ter sido ferido resolveu começar a trabalhar no ramo das investigações. Seu negócio não estava indo bem e sua situação financeira piorava a cada dia então mesmo sem acreditar que o caso não tenha sido um suicídio ele resolver aceitar o trabalho oferecido por John Bristow.
O que ele não esperava era que quanto mais entrasse no complexo mundo da modelo, mais sombrias ficariam as coisas e mais perto ele estaria de um perigo terrível.

Strike é um detetive peculiar, seu negocio não está dando retorno financeiro e sua vida pessoal anda uma bagunça. Ainda assim logo nas primeiras páginas ele consegue cativar o leitor e fazê-lo embarcar em um mundo de pessoas ricas, famosas e de drogas.
Sempre que se lê um livro de suspense/romance policial o leitor logo começar a tentar juntas as pistas e descobrir o culpado, mas nessa história J. K. Rowling sob o pseudônimo de Robert Galbraith apresentou uma situação um pouco mais complexa. O caso já foi investigado e já passaram três meses desde a morte de Lula então descobrir qualquer pista ou suspeito parece algo improvável.
Esses fatos conseguiram me confundir, de uma maneira boa, durante a leitura. Isso porque hora eu desconfiava de tudo e todos os que estavam presentes no dia da morte e hora eu achava que essa desconfiança era apenas algo da cabeça do Bristow então eu diria que nesse livro tudo pode acontecer.
O passado de Strike também é algo intrigante, o que o levou a largar a carreira militar e se endividar. E pouco a pouco vamos o conhecendo melhor.
Como em todo bom livro de suspense não é apresentado muitas informações sobre os personagens secundários, você só vai descobrindo as coisas conforme o Strike vai investigando.
O único personagem secundário que temos um pouco mais de informações é Robin, a atual assistente de Strike que desde pequena sempre quis ser detetive e que viu nesse caso uma oportunidade de ajudar seu chefe e trabalhar com o que sempre desejou. Aliás, essa dupla me agradou tanto que gostaria muito de vê-los em outros casos.
Sobre o final eu ainda estou sem palavras, foi algo realmente surpreendente e concluiu o livro com chave de ouro. Não quero falar muito, pois qualquer mínima informação pode ser um spoiler, mas sinceramente a solução que Rowling apresentou para o caso de Lula foi algo, pelo menos para mim, inimaginável.
O livro é dividido em partes e em capítulos, no inicio de cada parte tem uma frase que pelo menos no meu caso serviu para me deixar mais curiosa tentando encontrar alguma ligação entre ela e todo o mistério.
Sobre a J. K. Rowling ter usado um pseudônimo para escrever esse livro eu acho que ela provou que não precisa ligar a história ao seu nome para conseguir criticas positivas em relação ao seu mais novo trabalho, ou seja, é inegável o seu talento.
Gostei da capa que tem um ar de mistério e a tradução foi muito bem feita pela Ryta Vinagre. Enfim recomendo demais a leitura, ajudem a desvendar esse mistério.

Um trecho do livro:
"- A morte da sua irmã provavelmente teve a investigação mais completa possível. Milhões de pessoas, a mídia do mundo todo, seguiram cada movimento da polícia. Eles devem ter sido duas vezes mais meticulosos do que o habitual. É difícil ter de aceitar um suicídio...".

Acrescente O Chamado do Cuco na sua lista do Skoob

7 comentários:

  1. Oie :)

    Nossa esse livro está no topo da lista das obras que pretendo ler ainda esse ano. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sou uma grande fã de livros de investigação, e ao ler sua resenha, fiquei ainda mais curiosa para ler este livro, e confesso que li algumas resenhas dele, e como a sua são sempre positivas, adorei a resenha!!

    ResponderExcluir
  3. A resenha lembra muito o perfil dos livros de investigação e/ou suspense do início do século, com uma escrita mais dinâmica. Entrou na minha lista recente de livros desejados!

    ResponderExcluir
  4. Bah, mto legal a resenha! Quero muuuito ler esse livroo u.u Mas ainda não consegui comprar.
    Só me deixou com mais vontade D: bjss

    ResponderExcluir
  5. Comprei o livro na pré-venda e não me arrependo. É muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente esse mês, por conta das coisas da universidade não vou conseguir ler.
    Mas está na minha meta de leitura de 2014, com certeza vai ser um dos primeiros que vou ler :)
    Super afim de fazer essa investigação e desvendar esse mistério.

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um livro muito bom, assim como todos os livros que já li da J.K, pretendo ler esse em breve!

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo