#Resenha - Veneno

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Ficha Técnica:
Livro:Veneno
Autora: Sarah Pinborough
Editora: Única
ISBN: 9788567028002
Páginas: 224
Comprar: Aqui!


Minha Opinião:
Em um reino distante, um velho rei precisou viajar em campanha para defender seu território e deixou sua filha Branca de Neve aos cuidados de sua nova esposa Lilith, uma jovem de extrema beleza e de um coração frio que é apenas quatro anos mais velha que sua enteada, mas que se acha madura o suficiente para ensinar algumas lições a jovem já que agora ela está no comando.
Por outro lado Branca de Neve não gostou nem um pouco dessa viagem do pai, sua madrasta insiste em dizer que ela precisa se portar com uma princesa e começar a pensar em casamento. O que Lilith não entende é que a única coisa que ela deseja é poder aproveitar sua juventude ajudando o povo do seu reino e se divertindo cavalgando pela floresta e aproveitando a companhia dos seus amigos anões.
A rainha vendo que Branca de Neve mesmo sabendo que era ela que estava no comando continuava desobedecendo as suas ordens resolveu dar uma lição na enteada. No entanto o que ela não esperava era que Branca de Neve fosse entrar nessa disputa de poder que promete abalar todo reino. Seja um caçador, um príncipe, os soldados, os anões, todos deverão escolher um lado e pagar por sua ousadia.

Esse livro me surpreendeu bastante. Na capa diz “Repense seus vilões”, então eu logo pensei que seria uma releitura onde a madrasta é boazinha e a Branca de Neve uma princesa mimada. Mas para minha surpresa não foi bem assim, não existe um lado bom ou ruim, ambas foram criadas de maneira diferentes e isso acaba justificando a modo como se comportam. Além disso, o caçador e o príncipe (não tão encantado) não são exatamente da forma como conhecemos.
Eu diria que a autora tentou mostrar uma visão mais realista desse conto infantil e conseguiu com perfeição, e ainda deu um jeito de inserir no desenrolar da história alguns outros personagens conhecidos como a bruxa de João e Maria e o Aladdin.
A autora também conseguiu inserir no livro algumas cenas mais quentes que vai agradar o público adulto, fugindo assim do ar inocente que a versão original transmite. E tudo foi inserido e contado sempre com um toque de sarcasmo e com direito a muitas cenas fortes.
No desenrolar da história algo inesperado aconteceu, porque eu pelo menos comecei a me interessar mais pelo que estava acontecendo com a Lilith do que com a Branca de Neve... então o que eu posso dizer é que a Lilith acaba roubando a cena e sendo mais interessante do que a protagonista.
O final me surpreendeu muito, isso porque de repente eu virei a página e pensei “Já acabou?”. Foi algo tão inesperado que eu nem sei o que comentar e sinceramente foi a única parte que não me agradou no livro (Queria mais!!).
Os capítulos são curtos e isso fez com que a leitura fluísse de maneira rápida e agradável. A capa ficou perfeita, representando muito bem a Branca de Neve da história. A tradução/revisão foram impecáveis e cada início e final dos capítulos tem alguns enfeites na página (detalhes que fazem a diferença, fotos no final da resenha) a editora Única está de parabéns.
Por fim para quem não sabe esse livro faz parte de uma saga chamada Encantadas, então recomendo a leitura para quem tem uma mente aberta e gostaria de conhecer um outro lado dos contos de fadas.

Um trecho do livro:
“[...] – Só há uma pessoa que poderia ter lhe dado a faca, e essa pessoa é minha... – Ela caiu em silêncio ao se dar conta da verdade. – Minha madrasta. – Parada de pé, olhou para ele por um instante como se desejasse que negasse aquilo, mas ele nada disse. Por fim, ela se aproximou dele e examinou seu rosto. – Ela mandou você? Para me matar?”.

Acrescente Veneno na sua lista do Skoob

Ps: Como mostra na primeira imagem, na orelha do livro tem um marcador de página do segundo livro da saga que pode ser destacado.

6 comentários:

  1. Acho impossível uma capa mais representativa que essa. Mesmo que não houvesse o menor interesse no enredo, esse é um livro que eu teria apenas pra enfeitar a estante. rs Antes de começar a ler, quando peguei ele, fiquei fascinada com a beleza da capa. A editora Única realmente caprichou em termos estéticos e também na diagramação, tudo muito perfeito. Falando sobre o enredo, eu adorei a proposta da autora. Desde criança, os contos de fadas nos direcionaram a uma ideia um pouco sonhadora, digamos assim. Personagens perfeitos, conflitos e sempre um final feliz. Achei interessante a autora humanizar um pouco mais as personagens, deixando claro que todos nós temos defeitos e motivos para sermos da forma que somos. A personagem que mais me impressionou foi sem dúvidas o príncipe. Tive a mesma reação no final "Já acabou? Não, não pode ser!". E pra nos deixar com um gostinho de quero mais, a editora nos colocou o primeiro capítulo da sequência. Ando evitando ao máximo séries, mas a Saga Encantadas é uma que eu lerei. Ansiosa pelo próximo volume, "Feitiço".

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou muito interessada nessa série, adoro reescritas de histórias já bem conhecidas, ainda mais de contos de fadas. A Branca de Neve dessa trama parece bem mais madura que a original, isso se aplica a cenas mais forte, acredito eu q se trata dela. Realmente é uma leitra que farei (;
    Bjs mil

    ResponderExcluir
  3. O que mais me chamou a atenção no livro foi aquela frasezinha: "repense seus vilões" Sempre adorei aos vilões, mas em contos de fada não tem como amá-los.
    Amei o nome da madrasta também, Lilith.
    Quero muito ler esse livro e ver uma versão não tão menininha e não tão gentil assim.
    Adoro releituras, mas tenho medo de não gostar dessa, afinal Branca de neve é meu conto de fadas favorito.

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre tive uma boa intuição desses livros, e depois dessa resenha, realmente minha intuição não falha. Já estão na minha listinha. Ler releituras é demais e estas estão fazendo o maior sucesso e não vejo a hora de poder conferir!!

    ResponderExcluir
  5. Quando era criança, Branca de neve era uma das historias que eu mais gostava e desde que foi lançada essa reeleitura desse conto de fadas, um pouco mais adulto, fiquei com muita vontade ler.Fiquei curiosa pra saber mais, pra saber sobre o principe ( que não é tão encantado)e o que aconteceu pra vc se interessar mais pela Lilith do que pela Branca de Neve! E a capa então, é linda demais né, eu já tinha ouvido que esse livro faz parte de uma série, que quero ler inteirinha! Amei sua resenha! :)

    ResponderExcluir
  6. Além das capas serem lindas, a saga e muito legal... É uma leitura leve e cheia de aventuras, surpresas, reviravoltas e coisas malucas pelo caminho... Fora as cenas quentes que são muito bem escritas...
    Pra quem acompanha a série Once Upon a Time e curte essas coisas que destroem a infância (rsssss), vai adorar a saga...
    Enfim... eu curti bastante...

    Rafaela Rodrigues

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo