#Resenha - Ah, o Verão!

quinta-feira, 20 de março de 2014

Ficha Técnica:
Livro: Ah, o Verão!
Autora: Fernanda Belém
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859189
Páginas: 256
Comprar: Aqui!

Minha Opinião:
Camila tem quinze anos, acabou de entrar de férias e já havia feito vários planos com as amigas para aproveitar o verão. Mas seus pais decidiram viajar e ela não teve outra escolha a não ser ir junto. Chateada por não poder aproveitar as férias da maneira como ela queria junto com o Rafael (garoto que ela está afim), decidiu que não iria aproveitar aquela viagem e já estava contando os dias para voltar pra casa.
Sua amiga Dani prometeu ligar todos os dias para atualizá-la sobre os acontecimentos durante a sua ausência, mas a noticia que ela deu não podia ser pior. Rafael o “amor da sua vida” ficou com uma de suas melhores amigas e pior: Gostou!.
Para Camila o mundo havia acabado junto com aquela ligação, ficou inconformada, mas na tentativa de dar a volta por cima ela decidiu que iria aproveitar ao máximo aquelas férias. Foi dito e feito, ela arrumou duas grandes amigas e juntas conheceram três garotos que conseguiram deixar aquela viagem com um clima de romance. O que será que vai acontecer com eles?

Esse livro transporta o leitor para búzios e é tudo tão bonito que da até vontade de curtir junto com a Camila.
Apesar de ser uma história voltada para os adolescentes, ela é bem leve e divertida então conseguiu prender minha atenção até o final. Todos os acontecimentos são relatados de maneira rápida, sem muita enrolação e a autora soube inovar colocando no meio da narração os comentários que a Camila escrevia todos os dias na sua agenda (muitos devaneios divertidos).
A história é bem descontraída, tirando claro o inicio onde podemos perceber a famosa fase “aborrecente” com a Camila tendo uma crise e reclamando que não queria viajar. Fora isso é tudo relatado de maneira divertida, até mesmo a relação das meninas com os pais.
Apesar de ser um romance, tem alguns temas secundários que complementam a história, como por exemplo, a amizade, relação familiar e o fato de como é importante estar aberto a novas experiências. E com tudo isso podemos perceber no final da história que a personagem amadureceu bastante, o que foi bem legal de acompanhar.
As personagens (Camila e suas duas amigas) foram bem construídas e cada uma tem uma personalidade bem diferente da outra e juntas elas se completam. Isso foi bem legal porque permite ao leitor se identificar com uma delas.
A editora Valentina teve um cuidado muito grande com a edição desse livro, que possui coraçõeszinhos em todas as páginas, o inicio de cada capítulo é marcado com uma imagem e foi destacado com uma edição diferente lembrando uma folha os trechos que a Camila escreve em sua agenda (fotos abaixo). Agora o jeito é esperar pelo segundo livro da série, Folhas de um Outono. Recomendo a leitura, principalmente para o público teen.

Um trecho do livro:
"E eu não queria viajar! Tudo por causa daquele Farael. Argh! Não fazia ideia do mundo maravilhoso que estava me esperando."

Acrescente Ah, o Verão! na sua lista do Skoob

5 comentários:

  1. Estórias adolescentes não me atraem muito, embora minha curiosidade de vez em quando me faz espiar as páginas e então começar a leitura de livros deste estilo, geralmente quando isto acontece não consigo largar o livro até acabar.
    Ah, o verão! parece que seria perfeito para estes momentos.
    É muito interessante quando vemos o amadurecimento da personagem, eu gosto de acompanhar pois se torna algo mais real.
    As imagens ficaram muito bonitas, foi um belo trabalho da editora.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha ficou muito boa, depois de ler ela fiquei com vontade de ler o livro.Nossa, quando vi a divulgação desse livro não fiquei tão animada, tanto que é a primeira resenha que leio dele. Sempre é bom quando lembramos de nossa adolescência e de tudo que passamos. Acho que a maioria das meninas tiveram uma agenda-diário....

    ResponderExcluir
  3. Parece ser uma leitura bem leve e muito cativante, principalmente por tratar de outros assuntos além do romance! Fiquei curiosa para conhecer melhor a estória, os personagens parecem mesmo ter sido muito bem construídos! A editora caprichou no livro! :)

    ResponderExcluir
  4. Esses livros adolescentes têm chamado tanto a minha atenção ultimamente... O enredo desse livro me fez querer começar a lê-lo agora! Tenho certeza de que é ótimo!

    ResponderExcluir
  5. Geralmente, esse tipo de enredo me atrai muito, ainda mais quando o livro me prende a atenção sem enrolação. Com certeza, eu iria adorar lê-lo.

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo