#Resenha - O Canto das Sereias

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Ficha Técnica:
Livro: O Canto das Sereias
Autora: Val McDermid
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528619010
Páginas: 490
Comprar: Aqui!

Minha Opinião:
A polícia de Bradfield não tem mais como negar que existe um terrível serial killer à solta.
Ele ficou conhecido como o Assassino de bonecas, por deixar suas vitimas em locais de publico gay. O problema é que o assassino é tão terrivelmente bom no que faz que não deixa nenhum rastro de sua identidade.
Buscando ter alguma pista para encontrar o culpado, o psicólogo Tony Hill foi chamado pra ajudar na investigação e tentar trabalhando junto com a detetive Carol Jordam criar um perfil que permita descobrir sua personalidade.
O único problema é que Tony terá que superar seus traumas do passado se não quiser acabar se tornando a próxima vitima do Assassino de Bonecas.
A autora precisa ter uma menta genial para escrever um livro como esse. Agora consigo entender porque os livros dela são tão bem classificados.
O livro foi escrito originalmente em 1995 e anda assim sua historia continua sendo atual, mostrando inclusive que o assassino faz questão de utilizar a tecnologia da época (disquetes) para relatar e arquivar seus crimes.
O que eu mais gostei nesse livro foi a maneira como ele foi narrado, com capítulos alternados. Primeiro são trechos onde o assassino relata detalhadamente seus crimes, estes fazem parte do conteúdo armazenado em disquete. Em segundo mostra diversos personagens buscando descobrir a identidade do assassino e capturá-lo.
O interessante é que como a segunda forma de narrativa está em terceira pessoa é possível que o leitor tenha acesso ao que se passa na cabeça dos protagonistas e dos personagens secundários.
O psicólogo Tony Hill foi inserido na trama para ajudar nas investigações, mas suas teorias acabaram me atrapalhando já que a todo momento isso me fazia mudar de ideia sobre quem era o culpado. Aliás, o Tony lembra bastante Partrick Jane da série O Mentalista, pois apesar de lidar com mentes criminosas, tem problemas para lidar com seus próprios problemas.
E já que estou falando de personagens não posso deixar de falar que a detetive Carol representa muito bem as mulheres nesse livro, ela enfrenta preconceito por estar em um ambiente de trabalho repleto de homens e ainda assim não desiste, ao contrário, luta para mostrar seu valor.
Por fim, o personagem que mais me prendeu a leitura foi o assassino porque apensar da repulsa pelos seus crimes brutais, a maneira inteligente e fria como ele age é muito intrigante.
Enfim, para quem gosta do gênero serial killer eu com certeza recomendo o livro.

Curiosidade:
A história é tão boa que existe um seriado baseado nessa série de livros. O seriado se chama Wire in the Blood; e se for tão fial a narrativa da Val McDermid vale a pena assistir.

Acrescente O Canto das Sereias na sua lista do Skoob

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo