#Resenha - O Sal da Vida

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Ficha Técnica:
Livro: O Sal da Vida
Autora: Françoise Héritier
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859158
Páginas: 108
Comprar: Aqui!


Minha Opinião:
Após receber um cartão-postal de um amigo que sempre viveu para o trabalho e que ao tirar férias se sentia “perdendo uma semana de vida” a autora começou a pensar no que e é o sal da vida? Será que realmente o trabalho é o mais importante? Nesta espécie de poema em prosa a autora Françoise Héritier homenageia a vida listando pequenas coisas, que às vezes passam despercebidas, capazes de criar recordações marcantes que dão “sabor” ao ato de viver.
São essas as verdadeiras riquezas da vida e nada nem ninguém poderá nos tirar, uma vez que essas sensações se eternizam construindo a pessoa que somos.

Esse é um livro curtinho e pode ser lido em uma tarde, mas seu conteúdo faz o leitor ficar pensando durante dias sobre o que realmente importa na vida.
A autora conseguiu listar as pequenas coisas que ajudaram a compor quem ela é. E é impossível ler esse livro sem ir criando mentalmente nossa própria lista, concordando ou não com o que a autora vai apontando. Acho que a editora teve esse mesmo pensamento, pois as últimas páginas do livro estão em branco para podermos citar o que consideramos o sal da vida.
O modo como o livro foi narrado é bem gostoso de se ler e me causou certa afinidade com a autora, parece que ela está contando para o leitor coisas da qual sente falta e coisas que gostaria de fazer como se fosse um velho amigo, ou seja, o leitor pode se colocar no lugar do amigo que lhe enviou o cartão-postal.
No mundo atual, em que vivemos em uma rotina caótica com tempo contado para tudo é bom parar e ler um livro como esse para avaliar se realmente estamos aproveitando a vida. Com certeza recomendo a leitura e a releitura desse livro.

Um trecho do livro:
"... ter um trabalho insano com algo que acabou não dando em nada, acender um fósforo, dar brilho nos cobres, cochilar numa conferência entediante, fazer palavras cruzadas de nível máximo[...]".

Acrescente O Sal da Vida na sua lista do Skoob

3 comentários:

  1. Achei legal a proposta do livro e a resenha me deixou com vontade de ler, mas ainda não o coloco em minhas prioridades... A vontade de ler foi despertada porque tenho vontade de ler de tudo, mas ainda não estou assim tãooo curiosa.

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Passei e encontrei o seu blog, estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes,
    mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu.
    Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante,
    deixe um comentário, e se desejar fazer parte de meus amigos virtuais, esteja à vontade, irei retribuir.
    Mas por favor não se sinta coagido, siga apenas se desejar. Abraço.
    António.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. vi esse livro na promoção ontem no site da Americanas.com e acabei nem comprando. Sua resenha foi bem inspiradora, aquela questão básica de não julgar o livro pela capa. Em uma próxima oportunidade, irei comprá-lo.

    Ótima resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo