#Resenha - O Salmão da Dúvida

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Ficha Técnica:
Livro: O Salmão da Dúvida
Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580412833
Páginas: 304
Comprar: Aqui!

Minha Opinião:
Esse livro é um presente para os fãs de Douglas Adams que com certeza estavam sentindo falta do estilo único de escrever do autor. Muitos devem saber que ele era um apaixonado por tecnologia, principalmente por seu Macintosh, e graças ao HD do seu computador pessoal foi possível montar uma compilação com alguns textos que ele escreveu ao longo da vida e dez capítulos do novo romance do detetive Dirk Gently que iria se chamar O Salmão da Dúvida.
Esse livro conta ainda com um ensaio filosófico questionando a existência de Deus, comentários sobre a constante evolução da tecnologia, um conto protagonizado pelo alienígena Zaphod Beeblebrox e relatos sobre sua infância, seus traumas, seu nariz, sua banda favorita, etc.
Apesar de a capa seguir o estilo da série “O guia do mochileiro das galáxias”, esse livro está mais para uma “conversa” com o autor. O modo como ele escreve sobre os mais variados assuntos torna a leitura interessante, para vocês terem noção até mesmo quando ele resolveu escrever sobre a letra Y (pois é) conseguiu prender minha atenção. O livro também apresenta através dos textos um pouco da rotina do Douglas, como ele costumava escrever, o que o inspirava, de onde vinha suas ideias, etc. É quase como ler uma mini biografia bem humorada sobre a vida dele.
A sensação de estar conversando com um velho amigo em vez de lendo um livro se intensifica a cada página, pois você vai conhecendo aventuras que ele viveu, arrependimentos de coisas que não fez, dicas de lugares para visitar e tudo isso é contado com tanta leveza e humor que rende boas risadas.
Claro que poder ler os capítulos do romance O Salmão da Dúvida é um espetáculo a parte, apesar do autor ter falecido antes de ter concluído a história é uma pena, mas ainda assim é um grande presente para todos os fãs.
Eu gostei de duas partes em especial do livro, a primeira é quando ele conta o quanto gosta dos Beatles e como ele se arrepende por nunca ter ido a um show da banda e a segunda é quando ele escreve sobre tecnologia porque é incrível ver como ele gostava dessa área e acompanhava sua evolução bem como opinava sobre o que poderia ser melhorado para facilitar a vida dos usuários.
Essa compilação fui muito bem organizada pelo amigo de Adams, Chris Ogle, seu editor, Peter Guzzardi, e sua esposa, Jane Belson e acredito realmente que eles conseguiram pegar o que tinha de melhor no computador porque ficou sensacional.
Recomendo a leitura para todos os fãs!

 Acrescente O Salmão da Dúvida na sua lista do Skoob

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo