Just Séries - Análise Mr. Robot

terça-feira, 15 de março de 2016

Análise Mr. Robot

Essa é uma coluna que já existia aqui no blog, mas fiz pouquíssimas postagens. Aqui pretendo falar sobre séries que eu ando acompanhando, além das que eu já terminei de assistir e recomendo. Hoje vou começar falando sobre uma que eu assisti a primeira temporada recentemente. Como adoro tudo que envolva tecnologia quando vi um resumo sobre Mr. Robot fui correndo assistir, em dois dias já havia terminado os 10 episódios da primeira temporada (agora estou sofrendo pela continuação hahah).
Mr. Robot diferente de muitos seriados que tem como foco tecnologia não tem o humor como base, ao contrário, ele mostra um lado obscuro do uso da tecnologia e fala sobre ela de forma crua jogando para os telespectadores jargões e termos técnicos sem nenhuma explicação.
Isso já acontece logo nos primeiros minutos do capitulo um, quando fala sobre a deep web (conteúdo da World Wide Web que não é indexado pelos mecanismos de busca padrão) e o uso do Tor (software livre e de código aberto para proteger o anonimato pessoal ao navegar na Internet e atividades online). Em outro episódio vemos os personagens discutindo sobre Gnome e KDE. Até mesmo o nome de cada episódio faz referência a tecnologia, cada um tem uma extensão e lembra o nome de um arquivo de computador, por exemplo, eps1.0_hellofriend.mov ou eps1.2_d3bug.mkv. E o pouco de código que mostra é o mais realista que já vi. Claro que você não vai aprender a hackear enquanto assiste a série, mas vai se sentir como se estivesse aprendendo.

Elliot Alderson
Elliot
Falando um pouco sobre a história, ela é focada no jovem Elliot Alderson que é um engenheiro de segurança da informação e trabalha em uma empresa de segurança cibernética e em seu tempo vago dedica-se a hacker e coletar informações sobre as pessoas que o rodeiam. Para isso muitas vezes ele utiliza engenharia social (quem não sabe o que é pesquise, é bem interessante) ou até mesmo ataques de força bruta, mostrando assim um lado perigoso da tecnologia.
Elliot está longe de ser normal, mas faz o possível para ignorar as questões que o assombram. Ele é antissocial e por conta disso está sempre conversando com um amigo imaginário que somos nós, isso nos da uma visão de mundo através dele e é extremamente difícil saber o que é real e o que é alucinação.
A empresa em que ele trabalha presta serviços de segurança a multinacional E-Corp, a qual ele apelidou de Evil Corp e a chama assim ao longo de toda a temporada. Com isso já é escancarado que ele tem lá seus problemas contra a empresa, além disso faz duras críticas contra o capitalismo e a sociedade.
Logo Evil Corp
Logo Evil Corp
Nisso ele acaba sendo "recrutado" por um grupo hacker chamado de fsociety para derrubar a Evil Corp e "mudar o mundo", esse plano consiste em zerar o sistema financeiro mundial, ou seja, nada de débitos e créditos. A fsociety lembra os anônimos, é um grupo não identificado que usa uma máscara como símbolo.
Simbolo fsociety
Logo fsociety
Esse é um resumão da história principal porque não quero acabar dando spoiler para vocês já que um dos pontos fortes da série é ir ligando os acontecimentos junto ao Elliot, mas tem muitos acontecimentos secundário interessantes para se acompanhar e prestar atenção já que você é uma testemunha do que acontece na vida dele o que não quer dizer que você deva confiar e tomar tudo como verdade.
Falando em secundários, tem muitos personagens interessantes, com perfil bem moldado e que tem sua própria história a ser desenvolvida e revelada. Eles ajudam a trazer um ar de questionamento e imprevisibilidade a série, entre os personagens os que mais me intrigam são o Tyrell Wellick e o Whiterose.
Essa serie lembra bastantes alguns filmes e até mesmo um famoso jogo, sendo eles: V de Vingança, Clube da Luta e Watch Dogs.
A emissora USA Network no dia da estréia da série já confirmou a renovação para uma segunda temporada, então muita coisa ainda está por vir.
Se você leu esse post até o final é porque se interessou o suficiente para dar uma chance a essa série, vale a pena conferir.

Trailer:

 
 Quem já assistiu ou está assistindo deixem suas opiniões aqui, vou adorar saber o que acharam de Mr. Robot.

4 comentários:

  1. Oie,
    nossa eu não conhecia, mas adorei.
    Tenho certeza que vou gostar bastante.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,.
    Eu não conhecia essa série ainda mas fiquei muito interessada nela. Vou assistir o primeiro episódio para ver o que eu acho. Como terminei uma temporada de uma série que eu estava assistindo ontem, acho que já vou começar essa que não é tão grande.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Mr Robot <3 <3 <3
    Comecei a assistir, mas tive de dar uma parada.
    Olha, como estudante de computação, essa série foi o que chegou mais perto de mostrar programação e hackeamento mesmo.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo