Resenha - A Vida do Livreiro A. J. Fikry (Gabrielle Zevin)

quarta-feira, 23 de março de 2016

capa do livro A Vida do Livreiro A. J. Fikry
Ficha Técnica:
Resenha do livro: A Vida do Livreiro A. J. Fikry
Autora: Gabrielle Zevin
Editora: Paralela
ISBN: 9788565530668
Páginas: 186


Minha Opinião:
No livro A Vida do Livreiro A. J. Fikry, como o próprio nome já diz, conhecemos A. J. que é o dono da única livraria na pequena cidade de Alice Inslands.
A. J. perdeu a esposa em um acidente de carro, desde então o luto o consumiu e a vida pareceu não fazer mais sentido. Ele se tornou uma pessoa solitária, ranzinza e é extremamente metódico em relação a seu gosto literário. As pessoas da ilha o acham estranho, com seu jeito peculiar de ser  e agir, mas ele não se importa com isso.
Para piorar ainda mais as coisas, em uma de suas tipicas noites de comida congelada acompanhada de muito vinho ele acaba apagando e no outro dia percebe que seu bem mais precioso, um livro raro de Edgar Allan Poe foi roubado.
Desanimado com o acontecido ele segue com sua vida, como nada mais tinha valor ele começa a sair para correr e deixar a livraria com a porta destrancada. E, num belo dia, ao retornar para livraria encontra "um pacote" deixado com um recado para ele. Essa entrega inesperada vai ser capaz de mudar sua vida.

Esse livro me pegou de surpresa (uma grata surpresa), não tinha muita expectativa e acabei me surpreendendo. Levei um tempinho para me adaptar e entender a escrita da autora, a história é formada por memórias do passado e do presente que vão mostrando fases da vida de A. J. e as pessoas que fazem parte de sua vida.
Eu comecei a ler esse livro sem ter a minima noção do que esperar, no inicio tentei decifrar se estava lendo um drama, um romance ou um suspense e no fim percebi que o importante mesmo era como o amor pelas pessoas e os livros era capaz de transformar a vida de alguém.
Cada vez que A. J. fala sobre um livro que leu causa uma sensação de afinidade no leitor, é impossível não se identificar. E quando ele diz que se arrepende de não ter lido um determinado livro antes, é exatamente o que eu sinto com A Vida do Livreiro A. J. Fikry.

“Às vezes os livros só nos encontram no momento certo.”

A escrita da autora consegue te cativar desde a primeira página, ela escreve de tal forma que a história é simples e profunda ao mesmo tempo. Os personagens secundários são bem construídos e causam grandes reviravoltas na história. Preste atenção em cada detalhe pois está ali por algum motivo e cedo ou tarde tudo acaba se conectando.
Foi uma leitura tão prazerosa que lamentei o fato do livro ter apenas 186 páginas, é uma história que qualquer um que goste o minimo que seja de ler vai se identificar.
A história é cheia de indicações de livros (As crônicas de nárnia, O senhor dos anéis, Orgulho e preconceito, entre outros), além de que o começo de cada capítulo se inicia com um breve comentário de A. J. sobre algum livro ou conto lido.

Trecho A vida do livreiro A. J. Fikry
Clique na imagem para ampliar
Quando vi a capa achei simples demais, não me chamou atenção, ao terminar de ler entendi o quão significativa ela é e não consigo imaginar uma capa melhor para representar essa história.
A única coisa negativa, se é que posso chamar assim, é alguns erros que encontrei mas nada que uma revisão não consiga resolver.
Após terminar o livro entrei no site da autora, fui em busca de algum outro titulo dela para ler. Fuçando no site achei dois posts interessantes, um fala um pouco mais sobre as referências literárias que tem ao decorrer do livro e o outro tem questões para se discutir certos acontecimentos do livros então quem já leu o livro ou pretende ler da uma passadinha lá para conferir.
Concordo com a contracapa, “A vida do livreiro A. J. Fikry” é de fato uma carta de amor para o mundo dos livros. Recomendo a todos!

"As pessoas contam mentiras chatas sobre política, Deus e amor. Você descobre tudo que precisa saber sobre uma pessoa com a resposta dessa pergunta: Qual é o seu livro preferido?"

"Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo"

Classificação:

Acrescente A Vida do Livreiro A. J. Fikry na sua lista do Skoob

3 comentários:

  1. Tanto a capa quanto o título já chamam a atenção. Eu normalmente olho a capa e depois leio a sinopse. Se gostar eu levo. Creio que se eu ver esse na livraria, certamente que comprarei, ainda mais agora que li sua resenha. Estou muito curiosa a respeito de toda a história.

    ResponderExcluir
  2. É um romance que foge dos moldes da moda, ou seja, sempre tem um final feliz. O final desse livro não é triste, mas isso não significa que o livro não seja. É um livro sobre a vida. De como vivemos e encaramos a vida e as pessoas ao nosso redor, a forma como lidamos com situações difíceis e de como tentamos nos readaptar com as mudanças que a vida impõe.

    ResponderExcluir
  3. O livro nos traz um fato realista várias pessoas perdem alguém que ama e perde a vontade de viver, e quando a única coisa preciosa que te resta é rouba você total perde o foco...É um livro que nos faz refletir.

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo