Wattpad - A rede social literária

sexta-feira, 25 de março de 2016

Logo Wattpad

Vocês conhecem e utilizam o Wattpad? Não é nenhuma novidade, mas é bem interessante, ele existe desde 2006 quando foi criado pelos amigos Allen Lau e Ivan Yuen e é uma espécie de rede social que reúne leitores e escritores. O Wattpad pode ser acessado através do site ou pelo aplicativo lançado para as principais plataformas. Lá o usuário pode disponibilizar suas histórias ou simplesmente encontrar milhares (não, não é exagero!) de histórias interessantes para ler em diversos idiomas e o melhor de tudo é GRÁTIS.
Para acessar o Wattpad basta realizar um cadastro simples através do seu email ou logar pelo perfil do Facebook. Tanto o site como o aplicativo são bem simples e intuitivos para utilizar, as opções para leitura são imensas e você pode ficar por dentro do que está fazendo sucesso no momento.

Wattpad tela de cadastro

Além de histórias exclusivas, também encontramos as famosas fanfics, que são histórias escritas por fãs baseadas em algo que eles gostam usando o “universo original” como base para escrever.
Para encontrar esses conteúdos você pode pesquisar livros por gênero, título, quantidade de visualizações, os mais recentes, os premiados, etc.
O conteúdo disponível no Wattpad vai desde histórias completas até aquelas que são postadas pouco a pouco e tem autores desconhecidos e outros bem conhecidos. E essa facilidade de expor seus textos vem chamando a atenção das editoras, tornando possível descobrir novos talentos. O Wattpad acaba sendo um recurso muito valioso para os autores que estão iniciando uma história e desejam “sentir” a reação dos leitores sobre a trama. Por isso que algumas obras possuem apenas algumas partes disponíveis para leitura, funcionando como uma “degustação” para que o leitor decida se deseja comprar o livro completo e terminar a leitura.

Tela Wattpad o que tem feito sucesso Tela Wattpad opções de leitura

Algo bem interessante e que da certa tranquilidade aos autores, é que no site você tem todos os direitos autorais sobre a sua história, não permitindo que copiem qualquer parte dela.
E não para por ai, o Wattpad permite uma interação bem legal, nele o usuário pode criar uma biblioteca virtual do que está lendo ou pretende começar a ler, votar nos livros que gostou, opinar sobre as histórias que está lendo (pode opinar também sobre um determinado capítulo ou trecho) e compartilhar em diversas redes sociais o que está lendo. Você ainda usufrui do recurso de notificação quando uma história que está na sua biblioteca é atualizada.

Tela Wattpad de leituras atuais Tela Wattpad de compartilhamento Tela Wattpad comentários em paragráfo

Se você gostar muito de uma história tem a opção de mandar uma mensagem para o autor e assim interagir com ele, não é uma função legal?! Quem nunca leu um livro e sentiu vontade de falar com o autor?!
O fato do Wattpad estar disponível como um aplicativo facilita ainda mais as coisas, já que a qualquer momento e em qualquer lugar você pode pegar seu celular/tablet e escrever um capítulo novo para sua história ou continuar com sua leitura.
Ainda falando do aplicativo (vou falar dele porque é o que considero mais prático para usar), nele na hora da leitura você pode configurar algumas coisas para tornar sua experiência ainda melhor como: tamanho e tipo da fonte, cor de fundo, brilho e orientação da tela, entre outras coisas. Essas opções são bem uteis porque certas pessoas ainda tem resistência em ler em dispositivos eletrônicos então poder definir suas preferências acaba tornando esse primeiro contato mais agradável e receptivo.

Tela Wattpad preferências de leitura Tela Wattpad preferências de leitura


Se alguém que usa o Wattpad tiver alguma história boa para me indicar fiquem a vontade para comentar aqui, mas por favor que seja terminada ou quase terminando, não aguento esperar por novos capítulos semanalmente (já sofro com isso em algumas séries) hahah

É isso ai, se vocês ainda não conhecem esse rede social deem uma chance e confiram!

11 comentários:

  1. Olá,
    Já conhecia a rede e acho muito bacana. Li alguns livros por la, mas confesso que não entro muito :|
    Tudo que eu encontro por lá que me interessa está em fase e publicação então como você disse, já basta esperar as séries, imagina os capítulos.
    Bjs Feliz Páscoa ♥
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  2. N conhecia e achei bem interessante :)

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Conheci faz pouco tempo, mas ainda não domino todas as funcionalidades do site. Eu não tenho o aplicativo, então uso o site mesmo.
    Mas, mesmo sem saber tudo do site, adorei o que vi. A proposta é maravilhosa. Deu até vontade de escrever uma estória bem bacana! =P
    Beijo!

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
  4. Parabéns o que mas estamos precisados é de cultura ,para abrir a mente e melhorarmos nossa comunicação pessoal e interpessoal

    ResponderExcluir
  5. Já uso o aplicativo faz um tempo e amo de paixão! Ele é ótimo, principalmente pra quem ta interessado em encontrar novas histórias e pra quem ta sem dinheiro no bolso para poder comprar um monte de livros para ler ;P
    As histórias que eu li no wattpad e que recomendo é Psicose (que já está completa) e Lobotomia (que é a continuação e está em andamento). Tem "Hacker" também que é bem legal.
    Qual é a conta de vocês para eu seguir por lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria bem legal se vocês fizessem algumas resenhas de livros do wattpad. O que acham da ideia?

      Excluir
  6. Tenho tentado usar essa rede social da literária como você disse, a algum tempo, já li alguns livros por lá e tento acompanhar sempre, porém nem sempre da pelo fato de lermos mais livros em físico, mas e uma boa oportunidade de divulgação para novos autores principalmente nacional. Ah e tenho no meu celular e gosto bastante de ler por essa plataforma.

    ResponderExcluir
  7. oi...
    gosto muito desse aplicativo,ja li muito livro por ele mas ultimamente nao tenho entrado mas la,mas pretendo voltar a ler alguns livros la.
    ate

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia, mas achei bem interessante, uma ótima forma de conhecer novas histórias, vou tentar usar! kkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Já tinha ouvido falar, irei começar a usar!

    ResponderExcluir
  10. Já uso faz tempo e AMO! É ótimo para conhecer novas histórias e também para usar quando a grana tá curta e não temos condições de comprar mais tantos livros né! kkkkk
    ps. não tenho blog, mas meu nome é GABRIELLA CARBONI

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo