Uso de QR Code nos livros

sábado, 23 de abril de 2016

QR Code
Olá pessoal, tudo bem?
Vocês já repararam que na capa/verso de alguns livros tem um quadrado que se assemelha a um código de barras? Vocês sabem o que é? para que serve? como funciona? Bom, é sobre isso que eu vou falar hoje.
Esse é um código de barras bidimensional criado em 1994 e que se chama QR Code, sendo que o QR é abreviação de “Quick Response” ou em português resposta rápida e ele tem esse nome porque pode ser interpretado rapidamente pelas pessoas bastando ter um aplicativo que consiga interpreta-lo e uma câmera.
Após o código bidimensional ser lido e decodificado pelo aplicativo do smartphone/tablet ele passa a ser um determinado conteúdo (imagem, texto, link, etc).
Esse recurso está sendo cada vez mais utilizado em ações de marketing, mas não é só para isso que ele serve já que ele pode ser útil em inúmeras situações. Pensando nisso a algum tempo as editoras começaram a usar o QR Code para oferecer aos leitores um conteúdo extra como por exemplo, um resumo, booktrailer, entrevistas, etc.

QR Code no livro A Sabedoria do Condado
QR Code no livro A Sabedoria do Condado
Apesar de não ser uma pratica muito usada ainda, o QR Code permite ainda tornar o livro interativo. Imagine que você está lendo um livro onde o personagem sugere, por exemplo, uma música e tenha um QR Code ali que abre um link onde a música possa ser ouvida criando assim uma trilha sonora para a leitura. Essa é apenas uma das muitas possibilidades que esse código permite para fazer com que o leitor interaja e se sinto fazendo parte da história.

Sabendo disso, você tem algum livro com QR Code e quer testa? Então vamos ao passo a passo que é bem simples:

1 – Instale no seu celular um leitor de QR Code, na Play Store, por exemplo, tem vários;
2 – Depois de escolher um aplicativo e instalar abra ele;
3 – Com o aplicativo aberto focalize o QR Code até o aplicativo fazer a decodificação;
4 – Ao terminar o aplicativo irá te mostrar o conteúdo e basta abri-lo no navegador.


Aplicativo para leitura de QR Code Leitura de QR Code Decodificação de QR Code

Para escrever esse post eu testei o QR Code de alguns livros, todos foram interpretados corretamente pelo aplicativo, mas na hora de abrir o link no navegador alguns não funcionaram, então acredito que após certo tempo que o livro foi lançado as editoras retiram o link do ar... teria uma espécie de “validade”. Sendo assim se você testar e não abrir, tente com outro livro.
Tem algumas editoras que eu sei que tem QR Code em alguns livros, são elas a Novo Conceito, Generale, Belas Letras e L&PM. Essas foram as que eu vi na hora de testar.

Uma curiosidade é que algumas bibliotecas também estão aderindo ao uso dessa tecnologia, seja para oferecer informações básicas sobre o livro, ler um resumo, facilitar a organização, orientar o usuário, indicar o link do audiobook ou ebook, enfim as possibilidades são imensas e estão sendo cada vez mais exploradas.
Se você conhece algum livro que tem um conteúdo legal acessado por QR Code ou conhece algum projeto interessante que faça uso deles deixe um comentário e eu irei acrescentar aqui =D

Até mais!

2 comentários:

  1. Já tinha visto esse código nos livros, mas realmente nunca tive curiosidade em saber os conteúdos existentes neles, e após ler mais sobre eles aqui e saber que podem conter algo extra como entrevista vou começar a reparar e vou baixar o aplicativo para poder conseguir ver o que tem. Gostei bastante da dica, tenho certeza que muita gente ainda não conhecia.

    ResponderExcluir
  2. O QUÊ?
    Essa tecnologia existe desde 1994? :O tem minha idade e eu só descobri há 2 anos, no máximo hahaha
    Sabe que nunca reparei nos livros? Vou começar a olhar mais :D
    mas é interessante esse conteúdo interativo que algumas editoras trazem, pena que expiram :/

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir

Just Livros Todos os direitos reservados. Criado por: Amanda Nello.Tecnologia do Blogger. imagem-logo